A Embasa amplia o serviço de abastecimento de água na sede de Camaçari, com a implantação de mais um poço artesiano no Morro da Manteiga, na semana passada.
Este é o segundo poço, desta qualidade, perfurado no local. A finalidade é aumentar a oferta de água na sede do Município em até 180 mil litros por hora. A iniciativa vai melhorar o abastecimento em cerca de 95% dos bairros da cidade.
Dentro do plano de ampliação, a Embasa ainda prevê a construção de dois reservatórios, duas estações de tratamento e de bombeamento de água tratada no Morro da Manteiga, além da implantação de tubulações tronco e de redes distribuidoras.
De acordo com o gerente da Unidade Regional da Embasa em Camaçari, o engenheiro Mário May, o projeto está pronto e será executado em 18 meses, a partir da emissão da ordem de serviço. O edital de licitação será publicado nos próximos dias para contratação da empresa que irá executar a obra.
Ainda segundo Mário May, a sede do Município tem a produção de água composta por oito poços artesianos, que dão vazão total de 1.500 metros cúbicos por hora. Com isso, a Embasa atende aproximadamente 41 mil ligações existentes de água, o equivalente a cerca de 54 mil imóveis. O serviço é realizado por meio de duas zonas de distribuição. Na sede são distribuídos aproximadamente 36 milhões de litros de água por dia.
“Estas ações têm objetivo de atender, a médio e a longo prazo, o crescimento populacional do Município, que é destaque quando comparado a outras cidades baianas”, explica o gerente. “É necessário uma atenção diferenciada para atender esta demanda e dar uma melhor qualidade de vida e saúde à população”, conclui.