Município sem risco de surto de dengue

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2012 04:10:22

Os esforços da Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), no combate ao mosquito Aedes Aegypti, apresentaram resultados positivos e contribuíram para retirar o Município da lista das 10 cidades baianas com risco de surto de dengue, de acordo com dados divulgados pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Camaçari, dados apontam que das 606 notificações contabilizadas desde o início do ano, apenas 228 casos foram confirmados. Para o coordenador do órgão, Celso Amorim, o resultado é fruto da intensificação das ações desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica e pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Celso Amorim ressaltou ainda a importância da contribuição das demais secretarias e órgãos parceiros, como a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o Comitê Municipal de Combate à Dengue, dentre outros, que atuaram na realização de trabalhos intersetoriais.

O resultado das ações foi ainda mais positivo, uma vez que o trabalho de combate e prevenção ao mosquito da dengue foi focado nos processos de orientação e educação nos bairros da sede, orla e zona rural do Município, sobretudo nas comunidades em que foram constatados os maiores números de notificações de suspeita da dengue.

De janeiro até agora, a Sesau promoveu 25 palestras em escolas da rede municipal sobre os cuidados necessários para prevenir a dengue, além de duas caminhadas, no sentido de esclarecer e orientar os moradores a respeito da prevenção da doença, e dois mutirões, um no bairro Mangueiral, na sede, e outro no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe. As ações contemplaram ainda a distribuição de panfletos informativos, cartazes, capas para tonéis e exibição de vídeos educativos.

Outro destaque que contribuiu para o êxito das ações foi a recente ampliação do quadro de agentes de combate às endemias, que passou a contar com 310 profissionais, a partir da efetivação de novos agentes realizada no mês de maio. Destes, 219 estão ligados diretamente aos trabalhos de combate à dengue. Os cursos de qualificação para as equipes também foram determinantes nas atividades e para o afastamento do risco de surto de dengue em Camaçari.

 

 

Foto: Carol Garcia

Camaçari intensifica combate ao mosquito da dengue -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.