Município sem risco de surto de dengue

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2012 04:10:22

Os esforços da Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), no combate ao mosquito Aedes Aegypti, apresentaram resultados positivos e contribuíram para retirar o Município da lista das 10 cidades baianas com risco de surto de dengue, de acordo com dados divulgados pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Camaçari, dados apontam que das 606 notificações contabilizadas desde o início do ano, apenas 228 casos foram confirmados. Para o coordenador do órgão, Celso Amorim, o resultado é fruto da intensificação das ações desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica e pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Celso Amorim ressaltou ainda a importância da contribuição das demais secretarias e órgãos parceiros, como a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o Comitê Municipal de Combate à Dengue, dentre outros, que atuaram na realização de trabalhos intersetoriais.

O resultado das ações foi ainda mais positivo, uma vez que o trabalho de combate e prevenção ao mosquito da dengue foi focado nos processos de orientação e educação nos bairros da sede, orla e zona rural do Município, sobretudo nas comunidades em que foram constatados os maiores números de notificações de suspeita da dengue.

De janeiro até agora, a Sesau promoveu 25 palestras em escolas da rede municipal sobre os cuidados necessários para prevenir a dengue, além de duas caminhadas, no sentido de esclarecer e orientar os moradores a respeito da prevenção da doença, e dois mutirões, um no bairro Mangueiral, na sede, e outro no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe. As ações contemplaram ainda a distribuição de panfletos informativos, cartazes, capas para tonéis e exibição de vídeos educativos.

Outro destaque que contribuiu para o êxito das ações foi a recente ampliação do quadro de agentes de combate às endemias, que passou a contar com 310 profissionais, a partir da efetivação de novos agentes realizada no mês de maio. Destes, 219 estão ligados diretamente aos trabalhos de combate à dengue. Os cursos de qualificação para as equipes também foram determinantes nas atividades e para o afastamento do risco de surto de dengue em Camaçari.

 

 

Foto: Carol Garcia

Camaçari intensifica combate ao mosquito da dengue -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste domingo (16)

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste do...

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.