Entre os dias 08 e 09 de setembro, Camaçari sedia a última etapa do ciclo de Conferências Territoriais de Cultura, em representação ao Território de Identidade da Região Metropolitana. O evento acontece na Cidade do Saber.
A iniciativa tem como propósito debater as políticas culturais da Bahia entre o poder público e a sociedade civil em continuidade as Conferências Municipais de Cultura realizadas durante todo o mês de junho. O ciclo das Conferências Territoriais começou no início de agosto, na cidade de Irará, que representa o Território de Identidade Portal do Sertão.
As etapas territoriais visam apresentar e discutir propostas pontuais para cada um dos 27 Territórios do Estado, com base nas conferências dos anos anteriores, no Plano Estadual de Cultura, nos Planos de Desenvolvimento Territoriais de Cultura e na atuação desenvolvida pela Secult-Ba (Secretaria de Cultura da Bahia).
Além disso, serão apresentadas as ações e investimentos da Secult-Ba que atenderam às demandas de Conferências Territoriais precedentes, bem como o estabelecimento de vínculos e articulações entre os municípios do Território de Identidade e a elaboração de um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no Território.
Na oportunidade, acontece também a eleição de delegados para as Conferências Setoriais de Cultura e Conferência Estadual de Cultura, que acontecem entre os dias 13 e 28 de setembro e 10 e 13 de outubro, respectivamente.
Faz parte ainda da programação, plenárias, apresentações de manifestações culturais e artísticas, com performances musicais, teatrais e folclóricas.
PROGRAMAÇÃO
A Conferência Territorial de Cultura em Camaçari começa no dia 08, a partir das 17h, com o credenciamento. Na sequência, às 18h, acontece a mesa de abertura e às 20h, as apresentações culturais.
No dia 09 as atividades começam às 8h, com credenciamento, e às 9h acontece a apresentação do tema, objetivos e metodologia de trabalho da conferência.
Às 9h30, a Secult-Ba apresenta as repostas em relação às demandas das Conferências anteriores e às 10h, ocorre apresentação das ações previstas para o Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador. A divisão dos grupos de trabalho para elaboração das novas demandas será realizada às 11h.
As atividades retomam às 14h com a apresentação, validação e priorização das demandas de cada grupo. A eleição dos delegados para as Conferências Setoriais e Estadual acontece às 16h. O encerramento está programado para as 18h.

Cidade do Saber sedia conferência territorial -