Município renova convênio com ONG de trânsito

Iwwa Agência
Publicado 13/04/2009 12:04:49

Conscientização, educação e melhorias no trânsito de Camaçari. Esses são alguns pontos do convênio renovado entre a Prefeitura e a ONG Internacional Global Road Safety Partnership (GRSP), nesta segunda-feira (13/04), no gabinete do Executivo.

O termo foi assinado pelo prefeito Luiz Caetano e o supervisor da ONG para América Latina, José Cardita.

Para Caetano é uma honra para o Município participar de um projeto tão importante e conhecido internacionalmente. Ele acrescentou que serão empenhados cada vez mais esforços com o objetivo de fortalecer e desenvolver o programa em Camaçari.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes (STT), as estatísticas mostram que a parceria internacional tem dado resultados positivos.

Até março, não foi registrada nenhuma morte no trânsito, enquanto que no mesmo período de 2008, foram registrados quatro óbitos.

Na ocasião, José Cardita informou que é muito gratificante para a GRSP fazer parte da equipe de Camaçari e que com o desenvolvimento do projeto, a cidade tem a perspectiva de reduzir gastos na saúde municipal, referentes a acidentes no trânsito.

De acordo com o superintendente da STT, João Araújo, o convênio traz muitos benefícios para o trânsito do Município. Graças ao projeto, já foram desenvolvidas ações como a Guarda Mirim, recolhimento de animais em vias públicas, modificações no viaduto do Trabalhador, instalação de semáforos e passarelas e sinalização vertical e horizontal.

A supervisora de Assuntos Coorporativos da Ford Nordeste, Magnólia Lima, acredita no sucesso da parceria, já que foi a Ford que indicou o Município a ser beneficiado pelo convênio.

Segundo a representante da Ford, a planta mais importante e ecologicamente correta da Ford, no mundo, está em Camaçari e é preciso um programa de trânsito e transporte bem definido para atender a demanda.

Com a parcria, o Município passou a contar com um moderno sistema de trânsito que segue padrões internacionais de planejamento e gestão. O convênio, parte do Programa de Educação no Trânsito, atua através do Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT).

A GRSP, criada em 1999 pelo Banco Mundial, possui sede na Suíça e está presente nos continentes europeu, africano, asiático e americano.

Diversas empresas internacionais oferecem apoio à ONG, como a Ford, Shell, Toyota, General Motors, OMS (Organização Mundial da Saúde), ONU (Nações Unidas), Cruz Vermelha e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

PRESENÇAS
Também participaram da reunião os secretários de Governo (Segov), Francisco Franco, da Administração (Secad), Ademar Delgado, da Fazenda (Sefaz), Paulo Gomes, da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, de Esportes (Sedel), Raimundo Blumetti, de Habitação (Sehab), Djalma Machado, de Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e a controladora do Município, Sumaia Campos.

Foto: Nelinho Oliveira

Prefeito Luiz Caetano elogia parceria da STT com a Ong suiça -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.