Município reduz o analfabetismo em 10,49%

Iwwa Agência
Publicado 01/10/2008 09:10:10

O Alfabetiza Camaçari é um importante projeto na luta para vencer o analfabetismo no Município. Atualmente, 806 pessoas participam das aulas ministradas em 47 turmas, de segunda a quinta-feira, em escolas, associações, ONGs e igrejas da sede e orla.

Implantado em 2006, o projeto, aliado ao Brasil Alfabetizado, contribuiu para que 1.512 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, aprendessem a ler e escrever, reduzindo em 10,49% o índice de analfabetismo de Camaçari, de acordo com a estimativa do censo de 2000 que registrou 12,4% da população analfabeta.

Segundo a técnica pedagógica do Alfabetiza Camaçari Ana Carla Gomes, as maiores dificuldades na luta contra o analfabetismo é o fato de que grande parte dos jovens e adultos trabalha durante o dia e a noite estão muito cansados para se dedicar aos estudos. “Para eles, é muito difícil conciliar trabalho e aula”.

INVESTIMENTOS
O analfabetismo funcional também é uma preocupação da Secretaria da Educação (Seduc). Para incentivar os alunos da rede pública e tornar a escola ainda mais atrativa, a Prefeitura investe na capacitação dos professores e aquisição de ferramentas pedagógicas que motivam os alunos, a exemplo da robótica, mesas educacionais e laboratórios de ciências, matemática e informática.

Das medidas citadas, a capacitação de 100 % dos professores é uma das ações mais importantes no combate ao analfabetismo, uma vez que a qualificação profissional melhora a qualidade do ensino.

Outra iniciativa importante é a implantação, ainda este mês, do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (Nuaps), cujo objetivo é ampliar a assistência aos alunos das escolas públicas com difuldade de aprendizado. O programa será desenvolvido na sala de formação 1, da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa já beneficiou mais de 1.500 jovens e adultos -

Mais Notícias

Reunião de alinhamento define detalhes para a festa do Dia das Crianças

Reunião de alinhamento define detalhes para a festa do Dia das Cria...

Programação cultural voltada à acessibilidade é aberta nesta quarta (4)

Programação cultural voltada à acessibilidade é aberta nesta quarta...

Sesau acolhe 22 novos médicos que atuarão nas USF do município

Sesau acolhe 22 novos médicos que atuarão nas USF do município

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us