Município recebe novos veículos

Iwwa Agência
Publicado 21/01/2014 03:01:01

Os moradores da sede de Camaçari têm mais motivos para comemorar no quesito mobilidade urbana, principalmente, as pessoas com deficiência física. Nesta terça-feira (21/01), por volta das 11h, foram entregues 19 ônibus, que irão substituir e incrementar a frota do sistema de transporte público.

Todos os novos ônibus e micro-ônibus contêm equipamentos de acessibilidade e estão previstos no TAC (Termo de Ajuste de Conduta), estabelecido entre o Município, cooperativas e o Ministério Público em 2011, cuja validade é 2015.

Os veículos chamaram a atenção do prefeito Ademar Delgado pela tecnologia e conforto. “Antigamente era um ‘trabalhão’ colocar uma pessoa com deficiência em um transporte coletivo. Isso aqui é ótimo. Mas o Município precisa de mais veículos como estes, que atendem as necessidades da população”, observou o gestor.

“Para nós da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), esses novos ônibus são o fruto de uma luta que plantamos com o Ministério Público. A gente fica muito feliz pela liberdade que a pessoa com deficiência adquire, seja para trabalhar ou para ter lazer, quando ela tem um transporte coletivo acessível”, comemorou o vice-presidente da entidade, Elton Brito.

Como parte do TAC, todos os novos veículos do sistema de transporte coletivo devem ter elevador para usuário de cadeiras de rodas, espaço para acomodar cadeirantes, duas ou quatro cadeiras preferenciais. Porém, todos os chamados “passes livres” terão acesso aos veículos pela porta traseira, segundo o diretor patrimonial da Coostac (Cooperativa de Transporte Empresarial e Alternativo de Camaçari), Eujácio Araújo.

“Entre os 19 ônibus, nove irão substituir os veículos vencidos e 10 para incrementar a frota”, especificou Eujácio Araújo, ao lembrar que os veículos começam a circular até segunda-feira (27/01), em nove linhas do Município (veja ao final da matéria).

MUDANÇAS

Por ser intermediadora do TAC, a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) vistoriou os novos ônibus para verificar se atendem às necessidades das pessoas com deficiência. Além dessa condicionante, o Município já realizou a setorização, ao unificar as quatro cooperativas existentes e manter duas, uma para a sede (Coostac) e outra para orla (Cooperunião).

Outra medida adotada foi a implantação da bilhetagem eletrônica em 2012, que, dentre outras funções, permitiu a regulamentação da meia-passagem para estudantes e a gratuidade das pessoas com deficiência, segundo a assessoria jurídica da STT.

Além disso, o Município agilizou a retirada de transportes coletivos com menos de 24 assentos e empossou o Conselho Municipal de Transporte, em 2013.  “Somados à frota atual, esses veículos vão melhorar a mobilidade urbana no Município”, avalia o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba.

Ainda segundo a assessoria jurídica da STT, novos veículos com equipamentos de acessibilidade devem ser implementados até janeiro de 2015, tanto na orla quanto na sede. Até o vencimento do TAC, o Município apresentará também o Plano de Mobilidade Urbana, o qual ainda será licitado.

Os veículos apresentados hoje são fabricados no Paraná e foram adquiridos pela Coostac por cerca de R$ 265 mil, a serem pagos através de financiamento, durante cinco anos. A diretoria da Cooperunião (Cooperativa União) também garante que até o fim de 2014 serão substituídos 10 ônibus com duas portas por outros de três entradas, todos adaptados.

Durante a apresentação dos automotivos, estiveram presentes os gestores das cooperativas, motoristas e o vereador Oziel Araújo (PT).

LINHAS

Gleba E (via C) – HGC

Parque Verde – HGC

Gravatá – HGC

São Vicente – HGC

Novo Horizonte – HGC

Jardim Limoeiro – Centro

Radial A (Triângulo) – HGC

Verdes Horizontes (Via TIR) – Centro

Av. Massaranduba –Parque das Palmeiras

Slideshow | 5 fotos

Município recebe novos veículos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.