Município realiza primeira reunião

Iwwa Agência
Publicado 15/05/2013 09:05:34

Durante a primeira reunião temática do plano federal Viver sem Limite, em Camaçari, o prefeito Ademar Delgado declarou que o Município se manterá focado em promover melhores condições de vida para a população, sobretudo para as pessoas com deficiência.

A apresentação do plano constitui três reuniões. A que foi realizada na tarde desta quarta-feira (15/05), na Cidade do Saber, reuniu prefeitos, diretores e gerentes de órgãos municipais que integram os quatro eixos de aplicação das políticas públicas para as pessoas com deficiência, sendo eles o acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Na avaliação do prefeito, a implantação do plano no Município vai embasar novas ações, que garantam os direitos das pessoas com deficiência. “A determinação da administração municipal é de que nenhum investimento feito em Camaçari seja pensando sem atentar para as necessidades das pessoas com deficiência”, frisou Ademar.

A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade do Município, Elba Brito, que na ocasião representou o secretário municipal da Saúde, Vital Sampaio, declarou que Camaçari deu passos importantes no que se refere ao avanço de serviços especializados oferecidos para a pessoa com deficiência, a exemplo da criação do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e do atendimento odontológico diferenciado no Ceo (Centro de Especialidades em Odontologia).

De acordo com o representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoiador institucional, Moyses Leal, além de Camaçari, o evento contempla outras 31 cidades que compõem os territórios da Região Metropolitana, Litoral Norte e Agreste Baiano. O desenvolvimento do plano já foi realizado em outros nove territórios do Estado.

Moyses Leal declarou ainda ser imprescindível a atuação intersetorial para que a criação de políticas públicas e execução das mesmas resultem em ações efetivas e que favoreçam as mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, conforme último Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para tanto, o governo federal prevê um investimento de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Reuniões

Quinta-feira (16/05) à tarde, participam da segunda reunião os representantes dos conselhos da Pessoa com Deficiência, da Assistência Social, de Diretos Humanos, da Saúde, da Educação e dos Direitos da Criança e Adolescente, diretores de escolas e responsáveis pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Na sexta-feira (17/05), a última reunião acontece pela manhã e envolve representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais e agentes comunitários de saúde. As reuniões têm o intuito de apresentar o plano, que consiste em discutir e condensar políticas públicas em prol das pessoas com deficiência, o desenvolvimento e aplicação das ações.

Presenças

Participaram do evento a vice-prefeita do Município, Maria do Carmo Siqueira, os secretários municipais da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, do Esporte e Lazer, Marco Antônio Santos, e das Relações Internacionais, Francisco Franco, além dos subsecretários do Desenvolvimento Econômico e da Mulher, Humberto Leite e Flávia Alencar, respectivamente, o ouvidor do Município, Temístocles de Mattos, e o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba.

Marcaram presença também os vereadores Pastor Neilton (PSB), e Gilvan Souza (PT), também presidente da Associação Baiana de Pessoas com Síndrome de Down, a prefeita do município de Araçás, Maria das Graças Trindade, representantes das cidades de Lauro de Freitas, Salvador, Cardeal da Silva, Itanagra e Pedrão e dos presidentes dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência Física e Assistência Social, Elton Brito e Márcia Cosme, respectivamente, além do presidente da Udec (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira, e do gerente geral do Banco do Brasil de Camaçari, Lourival Filho.

 

Slideshow | 5 fotos

Município realiza primeira reunião

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.