Município realiza campanha educativa

Iwwa Agência
Publicado 09/05/2014 01:05:21

Conscientizar a população que qualquer coroço ou mancha na pele deve ser investigado por um especialista e também a disponibilidade do tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) para Hanseníase. Estes são os objetivos da Campanha Municipal para Detecção da Hanseníase, ação educativa em andamento no Município e voltada à população e aos profissionais de saúde.

Além de ações a serem realizadas durante o mês de maio, vai ter um dia especial voltado para identificar os sinais e sintomas da doença visando o diagnóstico precoce. O Dia da Macha, assim denominado pela Sesau (Secretaria da Saúde) acontece na próxima quinta-feira (15/05), das 8h às 16h, nas unidades de saúde do Município.

Para atender a demanda, profissionais de saúde foram orientados sobre a campanha e sobre a importância de atender pessoas com manchas e caroços, independente de serem sugestivas ou não de hanseníase.

A campanha foi iniciada com o curso de atualização dos agentes comunitários de saúde para que estes saibam proceder caso encontrem algum morador com tais especificações e encaminhar para unidade de saúde. 

Equipes de saúde foram orientadas a desenvolver, a partir de segunda-feira (12/05), ações coletivas visando a busca ativa de pessoas com sintomas, a partir de conversas na sala de espera das unidades, roda de conversa em escolas, associações de moradores e igrejas, busca ativa feita de casa em casa pelos agentes comunitários de saúde, com apoio de técnicos de enfermagem, oficina sobre o tema com lideranças comunitárias, além de colagem de cartazes em estabelecimentos públicos ou comerciais.

As ações coletivas das localidades de Fonte da Caixa, Arembepe, Monte Gordo, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca acontecem de 26 a 30 de maio. 

Foto: Carol Garcia

Campanha contra hanseníase nas unidades de saúde -

Mais Notícias

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.