Esta semana, a coordenação do CRES (Centro de Referência e Especialidades em Saúde) realiza ações de prevenção ao vírus HIV, em alusão do Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Ainda em referência à data, o Centro intensifica teste durante todo o mês.
Na quarta-feira (03/12), um estande do CRES estará no Centro Administrativo com funcionários de saúde dando palestras sobre a imunodeficiência, as consequências da infecção pelo HIV e como funciona o Teste Diagnóstico Rápido AIDS e Sífilis, que dá resultado em 15 minutos.
Para realizar o exame, o paciente deve ir ao CRES, situado à rua 8 de Dezembro, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. É preciso levar o RG e o cartão do SUS com cadastro de Camaçari.
Antes do exame, o paciente passa por uma triagem com uma enfermeira, à qual dirá os motivos pelos quais está procurando o teste. Resultados e informações são mantidas em sigilo.
COQUETEL
Após a relação sexual desprotegida, o SUS disponibiliza um coquetel que realiza a profilaxia do vírus. A combinação de medicamento só tem validade para evitar a infecção se iniciada em até 72 horas após a relação. No entanto, o CRES ressalta que as pessoas não devem fazer da prática uma rotina e destaca que nas relações consensuais, o uso da camisinha é o meio mais eficaz de prevenção.
O paciente que busca o coquetel deve realizar os testes. Os menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. A partir dos 14 anos, a pessoa pode procurar os medicamentos e o teste sozinha.

Camaçari promove ações no Dia de Luta contra a AIDS -