Cerca de 60 alunos do 8º e 9º ano do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária participaram, na manhã desta quinta-feira (26/11), do Simpósio de Literatura Negra, atividade que faz parte da programação do Novembro Negro e inclui diversas atividades, como oficinas, lançamento de livros e CDs e debates com autores.
O Simpósio de Literatura Negra tem como objetivo discutir a representação do negro na literatura, assim como a contribuição para a construção da identidade negra e a formação da sociedade brasileira.
Os artistas do grupo Sarau da Onça, de Salvador, abrilhantaram a programação com recital de poesias de protesto. Para o professor e poeta Sandro Sussuarana, de 27 anos, o foco das oficinas do grupo é potencializar a escrita e despertar nos alunos, através da poesia, a curiosidade para ler sobre o assunto cada vez mais cedo. Na avaliação da poeta Maiara Silva, de 20 anos, é necessário trazer os temas para a realidade dos adolescentes, com a finalidade de conscientizá-los e contribuir para a formação do senso crítico.
Participando do Simpósio pela primeira vez, a estudante do 8º ano, Jeane Pinto dos Santos, de 14 anos, afirmou que as mensagens dos poetas expressam muitos sentimentos. “Eles recitam poesias e abordam nas mensagens que todos são iguais, independente da cor da pele”, frisou.
O simpósio também problematiza a construção da identidade nacional, isto é, a partir de leituras de obras de escritores negros e de afrodescendentes são discutidas questões alinhavadas com a ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural latino-americano e brasileira.
O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), por meio da COOPIR (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial).
PRÓXIMAS ATIVIDADES
Dia 26/11 (quinta-feira)
14h – Sessão Especial Premiação Benedito da Silva
Local: Assembleia Legislativa da Bahia
Dia 27/11 (sexta-feira)
9h – Parada Cultural
Local: Burissatuba
– Simpósio de Literatura Negra
Local: Centro Educacional Maria Quitéria
– Sessão Especial da Consciência Negra
Local: Câmara Municipal de Camaçari
Dia 28/11 (sábado)
9h – Parada Cultural
Local: Burissatuba
Dia 29/11 (domingo)
9h – Parada Cultural
Local: Burissatuba