A Prefeitura, através da Coordenadoria de Ações de Ensino da Orla, ligada à Seduc (Secretaria da Educação), realiza o primeiro seminário Educação do Campo: desafios e possibilidades na prática da sala de aula.
A abertura do evento acontece quinta-feira (29/11), no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, na orla do Município. O início das atividades será marcado pela palestra magna, que tem o mesmo nome do evento, prevista para ocorrer das 18h30 às 22h.
Na sexta-feira (30/11) segundo e último dia do seminário, as ações serão realizadas na Cidade do Saber, das 8h30 às 17h. A programação do dia inclui a realização de debates, palestras e relatos de experiências pedagógicas de educadores dos territórios de Barra do Pojuca, Arembepe, Monte Gordo e Vila de Abrantes.
A partir das 18h30, os participantes retornam para a Escola Marquês de Abrantes, onde acontece o encerramento das atividades, por volta das 22h.
A intenção do seminário é fortalecer o diálogo sobre a educação no campo, incorporando as esferas municipal, estadual e federal, no sentido de concretizar ações que propiciem o desenvolvimento abrangente, igualitário e de qualidade para os educandos campesinos. A iniciativa vai proporcionar também visibilidade e reconhecimento aos trabalhos pedagógicos executados nas escolas da orla.
O seminário Educação do Campo: desafios e possibilidades na prática da sala de aula é destinado aos educadores, coordenadores, gestores e vice-gestores, profissionais da educação, estudantes universitários, movimentos organizados e a população em geral.
A realização do evento tem apoio da empresa Cristal, antiga Millenium.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (29/11)
Local: Colégio Marquês de Abrantes
Palestra: Educação do Campo: Desafios e possibilidades – 18h30 às
Enceramento: 22h
Sexta-feira (30/11)
Local: Cidade do Saber
Visitação aos stands de exposição dos trabalhos das escolas – 8h
Abertura – 8h30
Palestras – A partir das 9h
Fundamentos e concepção da Educação do Campo
As políticas públicas de Educação do Campo: Conquistas e resultados.
Debate/Plenária – 10h30
Relato de experiências pedagógicas das escolas do território de Barra do Pojuca – 11h
Almoço – 12h
Relato de experiências pedagógicas das escolas dos territórios de Arembepe, Monte Gordo e Abrantes – 15h
Palestra – 16h
Educação do Campo: Em busca de novas finalidades, organização de saberes e práticas docentes.
Debate/Plenária – 16h
Local: Colégio Marquês de Abrantes
Relato de experiências pedagógicas das escolas da EJA – 18h30
Encerramento: 22h

Seminário será na escola Marquês de Abrantes -