Município promove caminhada

Iwwa Agência
Publicado 26/08/2014 02:08:10

Cerca de 300 pessoas participaram nesta terça-feira (26/08) da Caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto.

A caminhada, que contou com as presenças de pais e alunos de instituições de educação especial do Município, teve início em frente à Apae de Camaçari, no bairro Camaçari de Dentro, e seguiu em direção à praça Abrantes, no Centro.

Com o tema Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos, o evento teve como objetivo conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência e comemorar os 25 anos da Apae Camaçari.

A dona de casa Maria de Lurdes da Silva, de 40 anos, participa pelo segundo ano consecutivo da caminhada acompanhando o filho Lucas de Oliveira, de 6 anos, que tem autismo. Segundo ela, muitas famílias preferem ignorar a deficiência dos filhos a ter que enfrentar o problema. “É preciso chamar a atenção da sociedade para respeitar o direito de todos”, enfatizou.  

Segundo o presidente da Associação Baiana de Síndrome de Down e vereador Gilvan Souza, a caminhada é mais uma “oportunidade de reflexão para a sociedade”.

Para a auxiliar de serviços gerais, Maria Luiza França, de 53 anos, mãe de Deivison França, de 34 anos, com deficiência intelectual, a caminhada é importante para mobilizar a sociedade, “além de promover o reconhecimento dos direitos”, finalizou.

Participaram da caminhada alunos das escolas Anísio Teixeira, Cosme de Farias, Edvaldo Boa Ventura e Escola Especial do Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), além da Pestalozzi de Camaçari.  

O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Segov (Secretaria de Governo) e da Seduc (Secretaria de Educação). A STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) ficou responsável pela organização do trânsito durante a caminhada. 

 ATIVIDADES

As atividades em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla prosseguem quarta-feira (27/08) com o passeio dos alunos da Apae ao clube da Caixa. Na quinta-feira (28/08), das 9h às 11h30, a associação promove oficinas de arte e dança na sede da entidade. 

A programação incluiu ainda Batizado Inclusivo de Capoeira e a sessão especial na Câmara Municipal, em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nos dias 16 e 19 de agosto, respectivamente. 

Slideshow | 5 fotos

Município promove caminhada

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.