Município promove ação educativa

Iwwa Agência
Publicado 06/11/2012 04:11:58

Na manhã desta terça-feira (06/11), a Sesau (Secretaria da Saúde), através do Departamento de Vigilância em Saúde, distribuiu panfletos educativos com dicas de como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa ocorreu na praça Abrantes, no centro do Município.  

Parte do projeto Mobilização Social para a Prevenção e Controle contra a Dengue no Estado da Bahia, a ação contou com a participação de agentes de combate às endemias e integrantes da equipe de Educação em Saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Na oportunidade foram entregues materiais educativos, no sentido de despertar a consciência na comunidade sobre a importância de hábitos que desfavoreçam o desenvolvimento de criatórios de mosquitos. “Sabemos que o trabalho de educação é gradativo, porém é perceptível o resultado, inclusive em relação a receptividade das pessoas com o nosso trabalho”, comentou a agente Rejiane Silva.

Com a aproximação do verão, período de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, motivo pelo qual ocorre também o aumento dos casos, essas atividades são imprescindíveis, afirmou a agente. “É necessário que os cidadãos despertem para o papel de principal combatente do mosquito, sobretudo porque é maior nas residências o registro de focos do transmissor”, alertou.

Para a estudante Alana Santos, a iniciativa está aprovada. “A partir de agora vou tomar mais cuidados em minha casa e levar o panfleto para incentivar toda a família a ficar mais atenta”, revelou.

A atividade prossegue à tarde, próximo ao semáforo da rua Costa Pinto, nas imediações da praça Desembargador Montenegro. Quarta-feira (07/11) a ação acontece pela manhã, na entrada do Centro Comercial. “Escolhemos pontos estratégicos, justamente para sensibilizar o maior número possível de pessoas”, explicou o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Celso Amorim.

O projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia é desenvolvido e executado pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), em parceria com as prefeituras e com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães.

Foto: Agnaldo Silva

Ação contra dengue realizada na praça Abrantes -

Mais Notícias

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte público

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte p...

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e avança para crianças de 9 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e av...

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental termina nesta quarta (19/1)

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.