Município prepara projeto de ações para o Pronasci

Iwwa Agência
Publicado 23/04/2008 05:04:17

Camaçari tem até o próximo dia 30 para enviar o projeto executivo com o plano de ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o Ministério da Justiça, em Brasília. Uma das quatro cidades baianas selecionadas para implantar o programa na primeira fase, Camaçari terá um Gabinete de Gestão, responsável pela coordenação das ações integradas entre Prefeitura, governo do Estado, polícias Civil e Militar e sociedade organizada.

Os representantes de cada secretaria foram definidos na tarde de quarta-feira (23/04) em reunião realizada no gabinete do prefeito. Na ocasião, o coordenador do programa na Bahia, coronel da PM Francisco Edson de Araújo, apresentou as ações estruturais do Pronasci. Entre elas, re-equipamento das policias e implantação do conselho comunitário.

O programa, coordenado pelo Ministério da Justiça, será implantado inicialmente nos Phocs 1, 2 e 3, considerados um dos mais violentos do Município. Iniciativa inédita, o Pronasci trabalha na prevenção e combate a criminalidade com adoção de uma política integrada com segurança pública e ações sociais que visam combater as causas da violência. O programa é destinado para pessoas de 15 a 29 anos.

O coronel Francisco Edson Araújo explica que a avaliação do programa, que custa para o governo federal R$ 6,7 bilhões até 2012, será feita pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela análise dos indicadores e do contexto econômico e social. Para o Município está destinado R$ 1,7 milhão, em 2008.

Camaçari já realiza ações de prevenção a violência desde 2005, desenvolvendo programas de apoio a população carente como o Alfabetiza Camaçari, Mulher Cidadã, cursos de capacitação e qualificação de mão-de-obra, geração de novos empregos, construção de moradias e equipamentos públicos. A cidade não recupera a auto-estima apenas com praças, ginásios esportivos, escolas e atividades de lazer e cultura. Programas de reinserção social de jovens que vivem em situação de risco ou em conflito com a lei também são desenvolvidos pela Prefeitura.

Participaram da reunião, os secretários de Governo, Jailce Andrade, Planejamento, Roque Werlang, Ouvidoria, Antonio Cotrim, o tenente coronel PM Alfredo Castro e representantes das secretarias da Mulher, Infra Estrutura, Assistência Social, Educação, Turismo e Controladoria.

Foto: Nelinho Oliveira

O programa foi apresentado para secretários e dirigentes -

Mais Notícias

Baile dos Coroas encerra as apresentações do Festival de Arembepe 2023

Baile dos Coroas encerra as apresentações do Festival de Arembepe 2023

Tecnologia marcou presença no Festival de Arembepe 2023

Tecnologia marcou presença no Festival de Arembepe 2023

Exposição

Exposição "Mulheres - histórias cotidianas" homenageia cantora Nadj...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us