Município prepara projeto de ações para o Pronasci

Iwwa Agência
Publicado 23/04/2008 05:04:17

Camaçari tem até o próximo dia 30 para enviar o projeto executivo com o plano de ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o Ministério da Justiça, em Brasília. Uma das quatro cidades baianas selecionadas para implantar o programa na primeira fase, Camaçari terá um Gabinete de Gestão, responsável pela coordenação das ações integradas entre Prefeitura, governo do Estado, polícias Civil e Militar e sociedade organizada.

Os representantes de cada secretaria foram definidos na tarde de quarta-feira (23/04) em reunião realizada no gabinete do prefeito. Na ocasião, o coordenador do programa na Bahia, coronel da PM Francisco Edson de Araújo, apresentou as ações estruturais do Pronasci. Entre elas, re-equipamento das policias e implantação do conselho comunitário.

O programa, coordenado pelo Ministério da Justiça, será implantado inicialmente nos Phocs 1, 2 e 3, considerados um dos mais violentos do Município. Iniciativa inédita, o Pronasci trabalha na prevenção e combate a criminalidade com adoção de uma política integrada com segurança pública e ações sociais que visam combater as causas da violência. O programa é destinado para pessoas de 15 a 29 anos.

O coronel Francisco Edson Araújo explica que a avaliação do programa, que custa para o governo federal R$ 6,7 bilhões até 2012, será feita pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela análise dos indicadores e do contexto econômico e social. Para o Município está destinado R$ 1,7 milhão, em 2008.

Camaçari já realiza ações de prevenção a violência desde 2005, desenvolvendo programas de apoio a população carente como o Alfabetiza Camaçari, Mulher Cidadã, cursos de capacitação e qualificação de mão-de-obra, geração de novos empregos, construção de moradias e equipamentos públicos. A cidade não recupera a auto-estima apenas com praças, ginásios esportivos, escolas e atividades de lazer e cultura. Programas de reinserção social de jovens que vivem em situação de risco ou em conflito com a lei também são desenvolvidos pela Prefeitura.

Participaram da reunião, os secretários de Governo, Jailce Andrade, Planejamento, Roque Werlang, Ouvidoria, Antonio Cotrim, o tenente coronel PM Alfredo Castro e representantes das secretarias da Mulher, Infra Estrutura, Assistência Social, Educação, Turismo e Controladoria.

Foto: Nelinho Oliveira

O programa foi apresentado para secretários e dirigentes -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.