Município pode abrigar mais dois CAPs

Iwwa Agência
Publicado 22/03/2013 03:03:32

O prefeito Ademar Delgado recebeu na manhã desta sexta-feira (22/03) as representantes da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), integrantes da Diretoria de Gestão do Cuidado, voltada para o atendimento na área de saúde mental.

No encontro, o gestor municipal recebeu a notícia de que o Ministério da Saúde liberou uma portaria que autoriza o Estado a executar ações nos municípios baianos na área psicossocial. “Fiquei muito contente com essa notícia. Faremos todos os esforços possíveis para assegurar que o nosso Município seja contemplado com essas ações”, ressaltou Ademar.  

A iniciativa cumpre as exigências da portaria 3.088/2012, que implica na criação da RAPs (Rede de Assistência Psicossocial) e visa ampliar as ofertas na área de saúde mental, incluindo ações que beneficiem também os casos de esquizofrenia e autismo, por exemplo.

Se o Município for aprovado para receber as ações da RAPs, possivelmente serão construídos mais dois Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Um do tipo 3, que funcionará 24 horas, e o outro Caps AD tipo 3, destinado ao atendimento integral às pessoas com transtornos decorrentes da dependência do álcool e outras drogas.  Com isso, será possível reduzir o índice de emergências psiquiátricas nas demais unidades de saúde do Município.   

Na oportunidade, a equipe da Sesab apresentou como funciona a Rede de Assistência Psicossocial e quais as abrangências. A diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Sales, agradeceu ao prefeito Ademar Delgado pela oportunidade e destacou que a administração municipal é sempre parceira e receptiva às ações que podem melhorar a vida da população.

Participaram do encontro, o secretário da Saúde, Vital Sampaio, a coordenadora de saúde mental do Município, Célia Baqueiro, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade do Município, Elba Brito, o diretor da Atenção Básica da Sesau (Secretaria da Saúde), José Vieira, além da equipe técnica de saúde mental da Sesab.

 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Ademar em reunião com representantes da Sesab -

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.