A Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari se mobiliza, pelo segundo ano consecutivo, para o Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama.
Durante o mês de outubro serão realizadas palestras de conscientização nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), para explicar sobre a importância do diagnóstico precoce.
O foco da Sesau para este ano é a Acessibilidade para a realização da mamografia, exame que avalia as mamas. Com vista a isso, na próxima semana, a Secretaria inicia o trabalho de identificação, através dos agentes comunitários de Saúde e das UBS’s, das mulheres que nunca tenham realizado o exame ou dificuldade de locomoção.
Na semana seguinte, de 17 a 21 de outubro, a Sesau vai disponibilizar o transporte que levará as mulheres às clínicas conveniadas para realização da mamografia e depois as deixarão em casa. A ação será feita nos dois turnos.
Também de 17 à 21 de outubro, a Praça Desembargador Montenegro será iluminada e enfeitada com laços na cor rosa. No local, profissionais da Sesau farão trabalhos educativos com distribuição de panfletos informativos no dia 19 de outubro, a partir das 9h. À noite, acontece ainda um ato solene em alusão ao movimento, com a presença do prefeito Luiz Caetano.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, a ação vai beneficiar não só as mulheres da sede do Município, mas da orla e zona rural. “O movimento tem a proposta de sensibilizar as mulheres e toda a sociedade”, concluiu.
As ações são resultados da parceria entre o Departamento de Média e Alta Complexidade, por meio do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), do Departamento de Atenção Básica, através da sensibilização e divulgação dos agentes comunitários, e do Departamento de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Outubro Rosa terá palestra sobre câncer de mama -