Município participa pelo segundo ano do movimento

Iwwa Agência
Publicado 07/10/2011 12:10:34

A Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari se mobiliza, pelo segundo ano consecutivo, para o Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama.

Durante o mês de outubro serão realizadas palestras de conscientização nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), para explicar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O foco da Sesau para este ano é a Acessibilidade para a realização da mamografia, exame que avalia as mamas. Com vista a isso, na próxima semana, a Secretaria inicia o trabalho de identificação, através dos agentes comunitários de Saúde e das UBS’s, das mulheres que nunca tenham realizado o exame ou dificuldade de locomoção.

Na semana seguinte, de 17 a 21 de outubro, a Sesau vai disponibilizar o transporte que levará as mulheres às clínicas conveniadas para realização da mamografia e depois as deixarão em casa. A ação será feita nos dois turnos.

Também de 17 à 21 de outubro, a Praça Desembargador Montenegro será iluminada e enfeitada com laços na cor rosa. No local, profissionais da Sesau farão trabalhos educativos com distribuição de panfletos informativos no dia 19 de outubro, a partir das 9h. À noite, acontece ainda um ato solene em alusão ao movimento, com a presença do prefeito Luiz Caetano.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, a ação vai beneficiar não só as mulheres da sede do Município, mas da orla e zona rural. “O movimento tem a proposta de sensibilizar as mulheres e toda a sociedade”, concluiu.

         As ações são resultados da parceria entre o Departamento de Média e Alta Complexidade, por meio do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), do Departamento de Atenção Básica, através da sensibilização e divulgação dos agentes comunitários, e do Departamento de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto: Adeilson Carvalho

Outubro Rosa terá palestra sobre câncer de mama -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.