Entre os dias 19 e 23 de novembro acontece o Avalie Alfa, processo avaliativo que integra o Sabe (Sistema de Avaliação Baiano da Educação). A iniciativa consiste em uma avaliação externa realizada com estudantes do 2° ano de escolas estaduais e municipais.
O Avalie Alfa tem como finalidade analisar o nível de alfabetização dos estudantes no 2° ano de escolarização, além de subsidiar a formulação de políticas públicas e os processos de intervenção pedagógica nas escolas estaduais e municipais.
Pela segunda vez, Camaçari participa do processo, que irá avaliar cerca de 2.500 alunos de 56 escolas da sede e da orla, nos dias 20 e 21 de novembro. A avaliação é feita através de uma prova com 24 questões, na qual serão analisadas as competências e habilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Na ocasião, professores e gestores das escolas estaduais e municipais que aderiram ao Programa Todos pela Escola também serão avaliados. Eles irão responder a um questionário sociocontextual, com o intuito de identificar fatores relacionados com o desempenho escolar dos estudantes.
Os resultados serão divulgados nas secretarias estaduais e municipais da Educação, diretorias regionais e escolas através de boletins. O evento é realizado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.

Cerca de 2.500 alunos participam do Avalie Alfa -