Município padroniza ambulantes

Iwwa Agência
Publicado 05/02/2014 03:02:54

Trabalhar com segurança e cidadania. Este é o desejo da vendedora ambulante Marijane Brito, de 32 anos, que atua há 4 anos comercializando sorvete na praia de Guarajuba. Ela foi uma das primeiras pessoas a receber o kit padronizado dos ambulantes da orla, distribuído pela Prefeitura, por meio da Serinter (Secretaria de Relações Internacionais).

A iniciativa faz parte do Cidade Legal, projeto que, dentre outros objetivos, visa reordenar o comércio informal do Município através do cadastramento e a relocação dos ambulantes para espaços apropriados.

Na quinta-feira (06/02), será realizada a entrega dos demais kits, composto por camisas e bonés padronizados, para mais 60 ambulantes das localidades de Monte Gordo e Guarajuba. A ação acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Apoio ao Cidadão, em Monte Gordo.    

A vendedora Marijane Brito considera a iniciativa da Prefeitura importante, pois vai trabalhar na legalidade e de forma organizada, uma vez que cada ambulante terá seu ponto de trabalho definido. Entusiasmada com a nova condição de trabalho, ela espera que surjam novos cursos de atendimento ao cliente, para se aperfeiçoar profissionalmente e atender bem os turistas na Copa do Mundo de Futebol.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Francisco Franco, além de identificar os ambulantes que trabalham no Município, o projeto Cidade Legal tem um papel social muito importante, pois busca conhecer as necessidades pessoais dos ambulantes e dos familiares, além de encaminhá-los para os serviços sociais do Município. “Temos consciência que por trás de cada cidadão existe uma história e que precisa ser conhecida e valorizada”, frisou.

Nesta semana, a Serinter começa o reordenamento dos vendedores ambulantes de Jauá, com o processo de cadastramento. Para isso, será deslocada uma equipe da Secretaria para catalogar as pessoas que atuam no local. “A intenção é contemplar toda a orla do Município”, disse Francisco Franco.

REORDENAMENTO

No próximo dia 11 de fevereiro, será realizada a cerimônia de entrega dos crachás de identificação dos vendedores ambulantes das localidades de Monte Gordo e Guarajuba. Na oportunidade, será feita também a entrega do termo de autorização para o comércio ambulante e do certificado do curso de qualificação básica, realizado no último dia 28 de janeiro. A solenidade acontece às 17h, na Associação São Francisco, ao lado do Mercado Municipal de Monte Gordo.

O reordenamento dos vendedores ambulantes de Camaçari inclui cadastramento, entrevista social para traçar o perfil socioeconômico dos vendedores e do grupo familiar, vistoria técnica do ponto e do instrumento de trabalho. Caso seja aprovada a atividade desenvolvida, o ambulante participa de cursos de qualificação básica nas áreas de manipulação de alimentos, legislação, relações interpessoais, técnicas de abordagem e venda e inglês.No final, ele recebe o kit de padronização.

Foto: Marcos Paulo

Marijane Brito recebeu kit padronizado da Prefeitura -

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.