Município não corre risco de epidemia

Iwwa Agência
Publicado 05/03/2013 02:03:16

O último LIRAa  (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti), realizado entre os dias 7 e 11 de janeiro, pela Prefeitura, através do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria da Saúde), detectou que o índice de infestação de criadouros do mosquito da dengue está na média de 3,8%. O número indica que não há risco de epidemia da doença, mas deixa a cidade em estado de alerta.   

O levantamento mostra quais os bairros o poder publico municipal e, principalmente, os moradores devem ter os cuidados redobrados. “A contribuição de todos é imprescindível, principalmente nas ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti”, explica o coordenador da Vigilância Epidemiologia, Celso Amorim.

Os bairros apontados pelo estudo com o maior índice de criadouros do mosquito são Lama Preta, Gravatá, Burissatuba, Nova Aliança e Tancredo Neves, antigo Phoc III.

Entre as ações de controle da dengue realizadas no Município estão a intensificação das visitas domiciliares, feitas pelos agentes de endemias, inclusive com a iniciativa estendida para os finais de semana. Além disso, a Sesau deixa uma equipe do CCZ de prontidão para, caso seja identificado algum ocorrência de dengue, realizar o serviço de borrifação de inseticida.

Outra ação de grande importância é a realização dos faxinaços na cidade. A ação, iniciada no último dia 28, no bairro Nova Vitória, consiste em uma grande campanha para estimular a participação dos moradores no trabalho de prevenção e controle do avanço da dengue. Os próximos bairros a serem contemplados são Natal, Gleba C, Ficam II, Parque Satélite e Renascer, na sede, e Arembepe, Barra do Pojuca e Vila de Abrantes, na orla.

LIRAa

O LIRAa é um estudo diagnóstico desenvolvido pelos agentes de endemias do Município e realizado três vezes ao ano. Em janeiro, quando acontece o pico do verão, estação de maior reprodução do mosquito, no final de março, por representar o término da estação, e no mês de outubro, período que antecede o verão, oportunidade em que se tem a noção de como está o índice de infestação para desencadear as ações de prevenção para o ano seguinte.

O segundo LIRAa deste ano será feito entre os dias 18 e 22 março, por 90 agentes de endemias que atuarão em todos os bairros da sede do Município.

Foto: Agnaldo Silva

Município intensifica combate ao mosquito da dengue -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.