Projeto de Camaçari é o único do Estado a ser apresentado no Seminário Nacional População em Situação de Rua: Perspectivas e Políticas Públicas. Promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o evento acontece sexta-feira (14/11), durante todo o dia, no anfiteatro da instituição.
Camaçari apresenta o projeto Cidadania nas ruas: atendendo adultos em situação de rua em uma perspectiva cidadã, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social (Seas). Desde agosto de 2006, quando foi implantado, 210 pessoas já foram identificadas e atendidas, sendo que hoje apenas 30 continuam sendo acompanhadas pela equipe.
O seminário nacional vai discutir e abordar a condição daqueles que vivem nas ruas, através de palestras, mesas redondas, relatos de experiências e pôsteres. Os trabalhos apresentados no evento ganharão certificado de participação.
O objetivo é buscar soluções e fortalecer a cidadania deste segmento da população, através da exposição das experiências positivas, desenvolvidas em todo o país.
PROJETO
O projeto de Camaçari consiste em realizar buscas em 13 bairros a fim de identificar quem vive nas ruas. São realizados entrevistas com os familiares, reuniões temáticas para reverter a situação e mobilização social para orientar a população. A equipe é formada por três educadoras, assistente social, auxiliar administrativa e três estagiárias de Serviço Social.
A colaboração dos moradores também é muito importante. Denúncias podem ser feitas através do telefone 3621-3388, ramal 228, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Moradores de rua são atendidos por técnicos da Seas -