Município já vacinou mais de 78% das crianças

Iwwa Agência
Publicado 01/07/2009 10:07:11

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, segue até segunda-feira (06/07) em 37 unidades de saúde da sede e orla.

Até o momento, foram imunizadas 16.719 crianças, o que corresponde a 78,45% da meta prevista para Camaçari.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Geral de Camaçari (HGC), Policlínica, mais o Centro de Referência e Especialidade em Saúde (CRES), que atende apenas os pacientes cadastrados.

Cerca de 500 profissionais trabalham de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para garantir que todas as 21.311 crianças menores de cinco anos sejam imunizadas. A campanha começou no último dia 15.

Os moradores da cidade ainda são contemplados pela intensificação vacinal, que acontece nos bairros onde a imunização não foi realizada. Quem define os locais de atendimento é a enfermeira responsável pela sala de vacinação de cada unidade.

As gotinhas da vacina Sabin estão disponíveis nos postos de saúde durante todo ano, independente da campanha. Para imunizar os menores, os pais devem comparecer aos postos com do cartão de vacinação.

No intuito de garantir maior cobertura, a vacina deve ser dada em dois momentos. O dia D da segunda etapa da campanha contra poliomielite está previsto para o dia 22 de agosto.

A paralisia infantil é uma doença causada pelo poliovírus e atinge os membros inferiores do corpo. A transmissão ocorre através do contato com fezes contaminadas pelo vírus.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Carina Santana, a poliomielite não tem tratamento específico. “Uma vez instalada a doença, o tratamento é a fisioterapia”, explica.

Foto: Nelinho Oliveira

Postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h -

Mais Notícias

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduais em Camaçari

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduai...

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.