Município investe em segurança do servidor da saúde

Iwwa Agência
Publicado 29/10/2008 08:10:39

Os profissionais de saúde que correm risco de contrair doenças como HIV e hepatites B e C pelo contato direto com materiais biológicos, a partir de 2009, vão poder contar com os Protocolos de Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico.

Em dezembro, acontece a finalização dos documentos para a implantação dos protocolos. Antes de implantar o programa, a Secretaria de Saúde (Sesau) promoverá a capacitação dos profissionais dos Prontos Atendimentos (PA’s), previsto para o início do ano.

Os Protocolos de Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico visam orientar as condutas de pré e pós exposição, indicadas para prevenir o risco de contaminação de profissionais de saúde da rede municipal.

A elaboração dos protocolos se fundamenta no Manual Exposição a Materiais Biológicos do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, com adaptação à realidade do Município em conformidade com o item 2.3.3 da NR (Norma Regulamentadora) 32/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego.

ATENDIMENTO
De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas de Profilaxia Pós Exposição (PPE), devem ser iniciadas nas primeiras duas horas após o acidente. O primeiro atendimento deve ser efetuado em unidade de emergência devidamente estruturada e com profissionais capacitados, sendo que o atendimento subseqüente estará condicionado às características do acidente.

Em Camaçari, as unidades de Pronto Atendimento de Nova Aliança e Arembepe serão referenciadas para o primeiro atendimento após a exposição, com o serviço para apoio diagnóstico. O acompanhamento e a finalização do fluxo de atendimento ficarão a cargo do Centro de Referência e Especialidade em Saúde – DST/HIV/AIDS (CRES).

As medidas de profilaxia pós-exposição não são totalmente seguras, por essa razão, o indicado é a prevenção da exposição ao sangue ou a outros materiais biológicos. Portanto, ações educativas permanentes e medidas de proteção individual e coletiva são fundamentais.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.