Município investe em segurança do servidor da saúde

ASCOM BOT
Publicado 29/10/2008 08:10:39

Os profissionais de saúde que correm risco de contrair doenças como HIV e hepatites B e C pelo contato direto com materiais biológicos, a partir de 2009, vão poder contar com os Protocolos de Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico.

Em dezembro, acontece a finalização dos documentos para a implantação dos protocolos. Antes de implantar o programa, a Secretaria de Saúde (Sesau) promoverá a capacitação dos profissionais dos Prontos Atendimentos (PA’s), previsto para o início do ano.

Os Protocolos de Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico visam orientar as condutas de pré e pós exposição, indicadas para prevenir o risco de contaminação de profissionais de saúde da rede municipal.

A elaboração dos protocolos se fundamenta no Manual Exposição a Materiais Biológicos do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, com adaptação à realidade do Município em conformidade com o item 2.3.3 da NR (Norma Regulamentadora) 32/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego.

ATENDIMENTO
De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas de Profilaxia Pós Exposição (PPE), devem ser iniciadas nas primeiras duas horas após o acidente. O primeiro atendimento deve ser efetuado em unidade de emergência devidamente estruturada e com profissionais capacitados, sendo que o atendimento subseqüente estará condicionado às características do acidente.

Em Camaçari, as unidades de Pronto Atendimento de Nova Aliança e Arembepe serão referenciadas para o primeiro atendimento após a exposição, com o serviço para apoio diagnóstico. O acompanhamento e a finalização do fluxo de atendimento ficarão a cargo do Centro de Referência e Especialidade em Saúde – DST/HIV/AIDS (CRES).

As medidas de profilaxia pós-exposição não são totalmente seguras, por essa razão, o indicado é a prevenção da exposição ao sangue ou a outros materiais biológicos. Portanto, ações educativas permanentes e medidas de proteção individual e coletiva são fundamentais.

Foto:

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.