Município intensifica campanha de combate à sífilis

ASCOM BOT
Publicado 15/10/2008 09:10:12

Camaçari dá início as atividades oficiais para a campanha de combate à sífilis congênita, que acontece até o dia 23 em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 32 postos de Saúde da Família (PSF) da sede e orla. O evento foi aberto nesta quarta-feira (15/10), pela secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, no auditório do gabinete da Prefeitura.

Com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o perigo e riscos da doença, este ano o tema da campanha é Homem, candidate-se. De acordo com Mirtes Martins, coordenadora de DST/AIDS no Município, este ano já aconteceram cinco casos do problema em Camaçari e a tendência é aumentar o número de casos em todo o Estado.

Segundo ela, o objetivo é chamar a atenção para a realização do exame VDRL, que detecta a doença, evitando danos maiores em mulheres grávidas, como abortamento, prematuridade, e defeitos físicos no bebê, tipo cegueira, surdez e deficiência mental.

O presidente da Sociedade Brasileira de DST Regional Bahia, Roberto Fontes, ministrou palestra sobre o tema, fazendo um histórico do agente transmissor causador da sífilis. Ele disse que o tratamento existe há 50 anos, mas permanece sem cura. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 2007 foram detectados 12 mil casos em jovens gestantes com idade entre 20 a 25 anos.

O evento, que tem a parceria da Secretaria de Educação (Seduc), foi encerrado com a peça teatral Fala Sério, encenada pelos alunos das escolas municipais Maria Quitéria, Luís Rogério, Lídia Coelho e Luís Pereira, com a coordenação do Gapa (Grupo de Apoio a Prevenção a Aids).

A campanha será intensificada durante a semana, com distribuição de panfletos, palestras, distribuição de preservativos, oficinas, exposições e aulas para agentes comunitários e jovens multiplicadores

Foto: Nelinho Oliveira

Técnicos da Sesau participam da abertura da campanha -

Mais Notícias

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de Janeiro de 2021

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.