Município intensifica campanha de combate à sífilis

Iwwa Agência
Publicado 15/10/2008 09:10:12

Camaçari dá início as atividades oficiais para a campanha de combate à sífilis congênita, que acontece até o dia 23 em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 32 postos de Saúde da Família (PSF) da sede e orla. O evento foi aberto nesta quarta-feira (15/10), pela secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, no auditório do gabinete da Prefeitura.

Com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o perigo e riscos da doença, este ano o tema da campanha é Homem, candidate-se. De acordo com Mirtes Martins, coordenadora de DST/AIDS no Município, este ano já aconteceram cinco casos do problema em Camaçari e a tendência é aumentar o número de casos em todo o Estado.

Segundo ela, o objetivo é chamar a atenção para a realização do exame VDRL, que detecta a doença, evitando danos maiores em mulheres grávidas, como abortamento, prematuridade, e defeitos físicos no bebê, tipo cegueira, surdez e deficiência mental.

O presidente da Sociedade Brasileira de DST Regional Bahia, Roberto Fontes, ministrou palestra sobre o tema, fazendo um histórico do agente transmissor causador da sífilis. Ele disse que o tratamento existe há 50 anos, mas permanece sem cura. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 2007 foram detectados 12 mil casos em jovens gestantes com idade entre 20 a 25 anos.

O evento, que tem a parceria da Secretaria de Educação (Seduc), foi encerrado com a peça teatral Fala Sério, encenada pelos alunos das escolas municipais Maria Quitéria, Luís Rogério, Lídia Coelho e Luís Pereira, com a coordenação do Gapa (Grupo de Apoio a Prevenção a Aids).

A campanha será intensificada durante a semana, com distribuição de panfletos, palestras, distribuição de preservativos, oficinas, exposições e aulas para agentes comunitários e jovens multiplicadores

Foto: Nelinho Oliveira

Técnicos da Sesau participam da abertura da campanha -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.