As obras de saneamento básico da sede de Camaçari começam nos próximos dias. Terça-feira (01/07), às 15h, será dado o primeiro passo para o início das intervenções, com o lançamento da pedra fundamental, na rua do Toco, Gleba E. O prefeito Luiz Caetano e o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, marcam presença no ato.
O esgotamento sanitário começa no Parque Verde e depois passa para o bairro do Jardim Limoeiro. Na primeira etapa, será colocada a elevatória, que transfere todo o esgoto da cidade para a rede de tratamento da Cetrel. Em seguida, os técnicos instalam a rede condominial, que fica ligada às residências.
De acordo com o projeto 70% dos imóveis passam a ter tratamento sanitário. Hoje, apenas 3% das casas de Camaçari têm rede de esgoto. As obras da sede, que tem conclusão prevista em dois anos, são orçadas em R$ 64 milhões.
Na orla, o serviço está adiantado e Monte Gordo já está com 90% da tubulação da rede instalada. A intervenção recomeçou em fevereiro e beneficia 15 mil pessoas. A população de Guarajuba, Barra do Pojuca e Itacimirim também são contempladas.
De acordo com o projeto, nenhum resíduo gerado pelos esgotos domiciliares é despejado nos rios. Uma rede coletora será construída e, através das torres elevatórias, o esgoto é bombeado para estação de tratamento.
O esgotamento sanitário de Camaçari é uma obra da Embasa. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), é responsável pela fiscalização. Posteriormente, a Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) realiza asfaltamento das ruas.