Município inicia campanha contra gripe

Iwwa Agência
Publicado 15/04/2013 05:04:47

Está aberta a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal (gripe comum). As doses estão disponíveis nas unidades de saúde de Camaçari e podem ser tomadas até dia 31 de maio, data em que encerra a campanha.

Na USF (Unidades de Saúde da Família) do bairro Piaçaveira, a população compareceu desde cedo para ser imunizada. De acordo com a auxiliar de enfermagem, Maria São Pedro Leite, responsável pela aplicação da vacinação na unidade, somente pela manhã haviam sido aplicadas 30 doses. A expectativa é de vacinar cerca de 800 pessoas no local.

Entre elas, a auxiliar administrativo, Luciana Lopes, 26 anos, grávida de cinco meses, que será imunizada contra gripe pela primeira vez. “Preferi vir no início da campanha para não pegar fila e garantir a dose”. A gestante ainda declarou que por estar grávida utiliza com mais frequência os serviços da USF e tem sido muito bem atendida, destacou.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para Camaçari é de que 33 mil pessoas sejam imunizadas até o final da campanha, que tem como público alvo, gestantes, indígenas, população carcerária, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a 2 anos. A vacina é importante e não apresenta contra indicação, a não ser para pessoas alérgicas a ovo ou algum outro componente da vacina.

Este ano, a novidade da campanha é que mulheres no período de até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas também receberão a dose da vacina. Porém, estes últimos precisam apresentar a prescrição médica no ato da vacinação, assim como os transplantados.

Além das USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas da Saúde), a população pode encontrar a vacina no HGC (Hospital Geral de Camaçari) e no Cres (Centro de Referência e Especialidades). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Paralelo à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal, as demais vacinas do calendário são oferecidas normalmente.

DIA D DA CAMPANHA

Em Camaçari, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza Sazonal acontece dia 20, às 9h, no Espaço Conviver (Centro de Convivência do Idoso).

Para atender a demanda e mobilizar o maior número possível de pessoas, a Sesau (Secretaria da Saúde) monta um esquema especial de imunização com pontos fixos e volantes na sede, orla e zona rural do Município. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal visa contribuir com a redução de hospitalização e mortes decorrentes das complicações geradas pelas doenças respiratórias causadas pela gripe. A medida ainda tem o objetivo de assegurar a interrupção da cadeia de transmissão da gripe no Município. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Luciana Lopes recebe dose da vacina contra gripe -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.