Uma das metas da Secretaria da Agricultura e Pesca (Seap) de Camaçari para o próximo ano é a fomentação do cultivo de matéria-prima para a produção de biodiesel. No Município, já existe a produção de girassol e a intenção é cultivar o pinhão manso, planta típica do Nordeste brasileiro.
A Prefeitura tem incentivado os programas de agricultura familiar. De acordo com o secretário da Seap, Domingos Barbosa, o objetivo é fortalecer a autonomia dos agricultores do Município, oferecendo subsídios aos mesmos.
O plantio do girassol em Camaçari teve início quando foi inaugurada a usina de biodiesel da Petrobrás, em Candeias, em julho deste ano. Através da Seap, aconteceu intermediação entre a Petrobrás e as famílias interessadas em cultivar a planta.
Os técnicos da Seap fazem o cadastramento dos interessados, oferecem assistência técnica, identificam as áreas apropriadas para o plantio, amostragem e análise do solo, fornecem orientação para adubação, plantio, controle e colheita, entre outras coisas.
A Petrobrás se comprometeu em comprar todo o girassol cultivado pelas 132 famílias produtoras. A matéria-prima, enviada para a usina em Candeias, é plantada junto com o milho e feijão. As sementes são fornecidas pela Petrobrás e as outras disponibilizadas pelo programa Semear, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.
O cultivo de girassol é positivo para os agricultores, pois o período entre o plantio e a colheita dura 90 dias, possibilitando três safras ao ano. Em Camaçari, existem plantações em Cordoaria, Sucupira, Lôdo, Monte Gordo, Lagoa Seca, entre outros.
Segundo a Seap, este ano foi de aprendizado e propagação do cultivo do girassol entre os agricultores. A experiência foi bem aceita na comunidade, que já aguarda a assinatura do contrato com a Petrobrás para 2009.