Município incentiva produção de biodiesel

Iwwa Agência
Publicado 10/12/2008 09:12:00

Uma das metas da Secretaria da Agricultura e Pesca (Seap) de Camaçari para o próximo ano é a fomentação do cultivo de matéria-prima para a produção de biodiesel. No Município, já existe a produção de girassol e a intenção é cultivar o pinhão manso, planta típica do Nordeste brasileiro.

A Prefeitura tem incentivado os programas de agricultura familiar. De acordo com o secretário da Seap, Domingos Barbosa, o objetivo é fortalecer a autonomia dos agricultores do Município, oferecendo subsídios aos mesmos.

O plantio do girassol em Camaçari teve início quando foi inaugurada a usina de biodiesel da Petrobrás, em Candeias, em julho deste ano. Através da Seap, aconteceu intermediação entre a Petrobrás e as famílias interessadas em cultivar a planta.

Os técnicos da Seap fazem o cadastramento dos interessados, oferecem assistência técnica, identificam as áreas apropriadas para o plantio, amostragem e análise do solo, fornecem orientação para adubação, plantio, controle e colheita, entre outras coisas.

A Petrobrás se comprometeu em comprar todo o girassol cultivado pelas 132 famílias produtoras. A matéria-prima, enviada para a usina em Candeias, é plantada junto com o milho e feijão. As sementes são fornecidas pela Petrobrás e as outras disponibilizadas pelo programa Semear, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.

O cultivo de girassol é positivo para os agricultores, pois o período entre o plantio e a colheita dura 90 dias, possibilitando três safras ao ano. Em Camaçari, existem plantações em Cordoaria, Sucupira, Lôdo, Monte Gordo, Lagoa Seca, entre outros.

Segundo a Seap, este ano foi de aprendizado e propagação do cultivo do girassol entre os agricultores. A experiência foi bem aceita na comunidade, que já aguarda a assinatura do contrato com a Petrobrás para 2009.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.