Município inaugura sistema de vigilância por câmera

Iwwa Agência
Publicado 18/06/2008 02:06:08

Camaçari é o primeiro município da Bahia e um dos poucos do Brasil a implantar um moderno sistema de vigilância eletrônica que monitora, 24 horas por dia, as regiões mais movimentadas da cidade.

O sistema foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (18/06) à tarde, pelo prefeito Luiz Caetano. A solenidade também contou com a presença do secretário da Segurança Pública da Bahia, delegado César Nunes.

O monitoramento funciona com 22 câmeras, sendo 20 fixas e duas móveis. Completam a rede de monitoramento, 28 rádios transmissores, dois monitores de plasma de 42 polegadas e quatro computadores – dois para armazenar as imagens e dois para transmiti-las.

Modernas e resistentes, as câmeras interligadas via rede sem fio, mantêm o funcionamento mesmo em dias de chuva e sol forte, e resistem a ventos de até 150 km/h. Equipadas com lentes especiais registram imagens com pouca luz, e a até 900 metros de distância. O equipamento permite o giro da câmera em 360 graus na horizontal, e 180 graus na vertical.

Totalmente custeado pela Prefeitura, a aparelhagem de segurança pública representa um investimento de aproximadamente R$ 768 mil. Os equipamentos, que vão ajudar a combater e evitar delitos, foram colocados em pontos estratégicos, como as praças dos 46, Abrantes, Desembargador Montenegro, acesso da Gleba C, Centro Administrativo e entradas e saídas do Município.

As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º BPM, onde funciona a Central de Monitoramento. A operacionalização fica por conta de 16 policiais treinados e capacitados para a função. Toda a parte de suporte será dada pela Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGI) da Prefeitura.

As 20 câmeras fixas foram instaladas em postes, a uma altura de sete metros e são protegidas por caixas anti-vandalismo. As outras duas, móveis, podem ser levadas e instaladas, temporariamente, em qualquer lugar, sendo ideal para eventos de grande público ou regiões com necessidade de monitoramento momentâneo.

FLAGRANTE
O sistema de vigilância eletrônica de Camaçari já começa a dar resultados. Terça-feira (17/06), às 23h10, dois homens foram flagrados consumindo maconha em uma área do centro da cidade. As imagens foram captadas pela Central de Monitoramento do 12º BPM, que em cinco minutos chegou ao local e efetuou o flagrante. Os dois presos foram levados para 18ª Circunscrição Policial, onde prestaram depoimento.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.