Os moradores de Camaçari que precisam de serviços de reabilitação física vão contar com um espaço especializado de atendimento. A unidade está em fase final de implementação, com os equipamentos já comprados. O próximo passo é a contratação dos profissionais. A previsão é de que o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) seja inaugurado até dezembro.
Voltada a pessoas com deficiência física, problemas com lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades de crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos, a unidade concentra em um local só todos os atendimentos necessários ao tratamento.
A fim de oferecer um serviço completo e de qualidade, o centro conta com uma estrutura ampla, composta por recepção, dois ginásios, um adulto e um infantil, três boxes de eletroterapia e sete consultórios, além de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, fraldário e sala de reunião.
Dentre os equipamentos disponíveis nos ginásios, estão cama elástica, tablados, bolas, barras paralelas e uma mesa ortostática, equipamento moderno que possibilita o treino com pessoas que não podem andar na posição vertical, ao sustentá-la em pé.
No Cempre, será oferecido atendimento com médico clínico, pediatra, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, o que facilita o tratamento das pessoas. A unidade atende a uma reivindicação do Orçamento Participativo.
O espaço vai funcionar no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que integra outros dois centros, de oncologia e anemia falciforme. A unidade está situada na rua da Rodoviária, 178, Centro, ao lado da 18º Delegacia. O atendimento será oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.