Município implanta programa Mais Educação

Iwwa Agência
Publicado 02/04/2009 07:04:46

O desenvolvimento de projetos pedagógicos e investimentos na área educacional garantiram que 28 escolas da rede municipal de Camaçari fossem incluídas no Programa Mais Educação.

A previsão é de que as aulas comecem no final deste mês e beneficiem 20.607 alunos do ensino fundamental.

O Programa é uma iniciativa do governo federal e tem a proposta de implantar o sistema de educação integral nas unidades públicas municipais, com ampliação da jornada escolar em no mínimo sete horas. As atividades funcionarão em turno oposto ao horário de aulas.

O projeto pedagógico do Mais Educação tem como eixo as temáticas Linguagens e Tecnologia, Ciências da natureza e Matemática, além de Sociedade e Cidadania. Através delas vão ser oferecidas aulas de física, ciências, português, cidadania, meio ambiente, direitos humanos, cultura e artes, educação em saúde, alimentação, prevenção, informática, atividades esportivas e educação física.

As atividades podem ser realizadas na escola ou em qualquer espaço dentro do bairro, a exemplo de igrejas, praças e associações comunitárias. As aulas serão ministradas por oficineiros, que serão selecionados pela direção da escola.

Para Lucimar Rodrigues Nascimento, diretora do Centro Educacional Helena Celestino de Magalhães, beneficiada pela iniciativa, o programa oferece todo suporte necessário para o aprendizado do aluno fora da sala de aula. “Com o Mais Educação, os estudantes podem desenvolver novas habilidades. Além disso, traz excelência ao ensino”, analisa.

A diretora destaca que a escola desenvolve importantes projetos para manutenção da qualidade do ensino, a exemplo do reforço escolar em turno oposto ao horário de aula para alunos com dificuldade de leitura e escrita, curso preparatório para seleção do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) e oficinas de educação ambiental, oferecidas através de parceria com empresas do Pólo de Camaçari.

Romana Tavares Cardoso Brasil, vice-diretora da escola Alberto Ferreira Brandão, no bairro Gleba H, diz que o Mais Educação inclui novos mecanismos de aprendizado aos discentes. “Temos muitos casos de estudantes que apresentam dificuldades porque não estudam em casa. Quando eles se mantêm ocupados no turno oposto o rendimento é maior”, afirma.

A escola também desenvolve importantes projetos, com aulas de capoeira, dança e aulas de informática.

MAIS EDUCAÇÃO
O programa Mais Educação está sendo implantado em todo o país e tem a participação dos ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cultura (Minc), Ciência e Tecnologia (MCT), Meio Ambiente (MMA) e Esporte (ME).

As escolas, selecionadas pelo MEC, tiveram bom desempenho municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As unidades de ensino beneficiadas incluem ainda os Centros Educacional Anísio Teixeira, Cleusa Maria de Carvalho Moura, Clube de Mães, Conceição de Maria, Cosme de Farias, Normal de Camaçari, Félix Joaquim de Morais, Ilda Leal, Joana Angélica, Professor José Alan Ribeiro Paz, Laurita de Souza Ribeiro e Centro de Educação Municipal de Camaçari (Cemc).

Também foram beneficiadas as escolas Luis Pereira Costa, Maria José de Matos da Conceição, Monteiro Lobato, Natal, Neuza Menezes Barreto, Padre Paulo Tonucci, Parque Florestal, Parque Verde, Santo Antônio, Sesi, Sônia Regina de Souza, Virgínia Reis Tude, mais os Centros Educacionais Maria Quitéria e Reitor Edgard Santos.

Todo trabalho desenvolvido pela diretoria das escolas terá acompanhamento pedagógico da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc). A verba necessária para execução do Programa vai ser repassada à diretoria da escola pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Foto: Agnaldo Silva

A escola Maria Quitéria está entre as selecionadas -

Mais Notícias

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre violência contra a mulher

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre...

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inclusão

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inc...

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas de Acarajé

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us