Camaçari disponibiliza, através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau), o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). São contemplados usuários que necessitam realizar consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidade que não existem no Município.
O programa possui 260 pacientes cadastrados e funciona na Central de Regulação, no centro. Para obter o benefício, é necessário ser atendido pela rede SUS (Sistema Único de Saúde), morar em Camaçari, possuir cadastro prévio no programa e ter a necessidade de um procedimento de média e alta complexidade.
O usuário deve procurar o setor, fazer o cadastramento pela assistente social, passar por uma avaliação médica. O agendamento do transporte é feito numa segunda etapa.
O paciente só terá a condução se estiver com a garantia do atendimento na instituição de referência. Em Salvador, eles são atendidos no Hospital das Clínicas, Espanhol, Aristides Maltez, Santa Isabel, Irmã Dulce, São Rafael, Cican (Centro Estadual de Oncologia), dentre outros.
O transporte é realizado todos os dias em dois turnos. O primeiro, das 5h as 5h30 e das 11h as 11h30, nos pontos de referência indicado pelos usuários. Caso o paciente esteja muito debilitado, o veículo pega o doente na residência. Nos sábados, os carros são usados pelas pessoas que fazem hemodiálise.
De acordo com a assistente social do programa, Graziele Carijé, o atendimento é feito a pacientes de diversas patologias, a exemplo de nefrologia, ortopedia e cardiologia, mas a demanda maior é de oncologia, que chega a um percentual de 70%. Segundo ela, o TFD está sendo estruturado com novos cadastramentos e usuários, no qual o assistente social acolhe também as famílias dos enfermos.

Programa é coordenado pela Central de Regulação -