A Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Inclusão e Cidadania), garantiu mais 1.680 vagas em cursos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Nesta terça-feira (03/06), as matrículas acontecem no Centro Educacional Yolanda Pires, no bairro Jardim Limoeiro, até 17h.
Ao todo são oferecidos 1.200 vagas para cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e 480 do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Até a próxima terça-feira (10/06), os interessados devem procurar os pontos de matrícula espalhados em diferentes localidades, a partir das 8h.
As capacitações são destinadas para pessoas com idades entre 15 e 59 anos. Terão prioridades aqueles que têm entre 15 e 29 anos. Cada turma será composta por até 40 alunos e cada um vai receber um auxílio estudantil de R$ 8 por dia. Os cursos duram três meses e as aulas começam a partir do dia 16 deste mês.
Para se inscrever é preciso levar o RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade (a partir do ensino fundamental incompleto), PIS ou NIS (Número de Inscrição Social) e número da Conta Fácil da Caixa. Os candidatos ao curso de operador de empilhadeira devem apresentar também a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os candidatos que não tenham conta bancária podem fazer declaração de compromisso para informar os dados em até 48 horas após a matrícula. Os menores devem estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal.
A conquista das 1.680 vagas para o Município é resultado da adesão ao programa Juventude Vida do governo federal, que visa reduzir a mortalidade de jovens negros em situação de vulnerabilidade social.
PROGRAMAÇÃO POR BAIRRO
03/06 – Jardim Limoeiro – Centro Educacional Yolanda Pires
Cursos: produção (noturno), caldeiraria (matutino), eletricista (matutino) e operador de computador (vespertino) e operador de empilhadeira (matutino e vespertino).
04/06 – Verdes Horizontes – Creche Esperança I
Cursos: caldeiraria (vespertino), mecânico (matutino), soldador (matutino), segurança (vespertino) e operador de empilhadeira (matutino e vespertino).
05/06 – Gravatá – Centro Social Urbano
Cursos: mecânico (vespertino), soldador (vespertino), pedreiro (matutino), operador de computador (noturno), segurança (matutino) e operador de empilhadeira (matutino e vespertino).
06/06 – Parafuso – Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana
Cursos: mecânico de máquinas industriais (vespertino), eletricista (matutino), pedreiro de alvenaria (vespertino) e operador de empilhadeira (matutino e vespertino).
07/06 – Nova Vitória – Centro de Educação Municipal Paulo Freire
Cursos: auxiliar de produção (noturno e vespertino), eletricista predial (vespertino), analista de qualidade (matutino), operador de computador (matutino) e operador de empilhadeira (matutino e vespertino).
10/06 – Vila de Abrantes –Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo
Cursos: soldador (matutino), inspetor de qualidade (vespertino), pedreiro de alvenaria (vespertino) e operador de empilhadeira (vespertino e matutino).
Matrícula do Pronatec realizada nesta terça-feira -