Mais um importante equipamento reforça a estrutura de segurança em Camaçari. O Município recebe nos próximos dias, um carro de combate a incêndio urbano do Corpo de Bombeiros. A ação é resultado da celebração de convênio entre a Prefeitura e o governo estadual.
A viatura, modelo Autobomba Tanque (ABT), é dotada de mangueiras, escada simples, equipamentos hidráulicos e fardamento especial para o bombeiro.
A ABT é destinada ao combate de incêndios e ainda pode ser adaptado para transporte de equipamentos de primeiros-socorros e salvamento.
O veículo possui um tanque-bomba com capacidade para 4 mil litros de água e cabine estendida para até 7 bombeiros. Uma bomba de sucção também é acoplada a unidade para captação de água de outras viaturas. Importada da Espanha, a viatura está orçada em aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Até o final de outubro, a sede do Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Camaçari estará funcionando em área próxima ao viaduto do Trabalhador.
Também está em estudo a aquisição de um veículo Autoescada Plataforma Aérea. Além das executar as funções da ABT, é utilizada no combate a incêndio em edificações e salvamento nos locais de difícil acesso. O veículo possui um cesto com capacidade para seis pessoas.
Segundo o coronel BM (Bombeiro Militar), Sérgio Alberto da Silva Barbosa, comandante da Coordenadoria de Operações de Bombeiros Militares da Bahia, o efetivo da unidade de Camaçari será composto por bombeiros de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’Avila e terá o apoio do efetivo da Defesa Civil da cidade. O atendimento será feito 24 horas e as solicitações atendidas através do telefone 193.
DEFESA CIVIL
Em Camaçari, as demandas relacionadas às funções do Corpo de Bombeiros, a exemplo de ações de prevenção e combate a incêndios e acidentes, vistoria de obras e estabelecimentos comerciais, além de orientações sobre uso de produtos perigosos, sempre foram de responsabilidade da Brigada contra Incêndio da Defesa Civil.
Atualmente, o serviço é realizado por seis motos viaturas, quatro viaturas pequenas, seis carros pipas, e mais um veículo utilizado para transporte de equipamentos. O trabalho é feito por 58 homens, por turno. As solicitações de serviço podem ser feitas pelo telefone 199.

Veículo também transporta equipamentos de socorro -