Em 30 dias Camaçari ganha mais um importante projeto de desenvolvimento sustentável o Eco Ponto, galpão destinado para descarte de pneus inservíveis. O projeto, desenvolvido pela Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), também é um importante aliado contra a dengue, já que os pneus, um dos principais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, são retirados das ruas e terrenos baldios.
O Eco Ponto conta com uma estrutura metálica protegida por telas que evitam a passagem de mosquitos como o transmissor da dengue. O projeto será instalado na Central de Logística Ambiental (Clam), onde também está o aterro sanitário do Município. O galpão será construído em área de 500 metros quadrados e tem a capacidade de armazenar até 10 mil pneus.
A Limpec coleta por mês cerca de 8 mil pneus, que são utilizados como fonte de energia para produção de cimento. De acordo com o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, a proposta futura é de que os pneus sejam triturados e utilizados como substituto da brita na área da construção civil, a exemplo de pavimentação asfáltica, quadras de esportes, pisos e passeios públicos.
O projeto representa um investimento de R$ 50 mil e dará uma renda mensal de, aproximadamente, R$ 10 mil, o suficiente para cobrir o custo com a manutenção do projeto.

Galpão terá capacidade de armazenar até 10 mil pneus -