Para reforçar o atendimento no sistema de saúde pública do Município, este ano, Camaçari ganhou dois novos equipamentos, o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas) e o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), localizados na rua Monte Gordo, nº 358 e Abrantes nº 379, no bairro Inoccop, respectivamente.
O CAPS AD desenvolve a promoção, prevenção e reabilitação psicossocial relacionada ao uso e abuso de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. O centro tem 25 profissionais, dentre médico psiquiatra, acupunturista, clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, enfermeiro, educador físico, sociólogo, técnico de enfermagem, artista plástico e educador social.
O espaço oferece um projeto terapêutico singular, com atendimento diferenciado para cada usuário, a partir das necessidades individuais, com foco na redução de risco e danos. No centro são ofertados serviços como visita domiciliar, dispensação de medicamentos, atendimento individual multiprofissional, grupo terapêutico, acolhimento e acompanhamento familiar.
CAPSi
Com uma equipe formada por 26 profissionais, o centro oferece atendimento especial para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes, tais como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Défcite de Atenção e Hiperatividade).
O CAPSi atende pacientes individuais e em grupos, além de promover oficinas para usuários e familiares. O centro oferta atendimento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, terapeuta de família, psicóloga, enfermeira, técnicas de enfermagem, psiquiatra, psicopedagoga, educadora física, musicoterapeuta, assistentes sociais, além da equipe administrativa.