O aniversário de 251 anos de emancipação política de Camaçari, comemorado no dia 28 de setembro, reforça uma história de muitas mudanças. Hoje, a população vive uma outra realidade com novas ruas e avenidas e uma rede de saúde e educação considerada modelo em todo estado.
As praças também fazem parte do novo cenário que ajudou a transformar o dia-a-dia da cidade e aumentara autoestima dos moradores. Nos últimos anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 13 milhões na construção e reforma de 36 praças na sede e orla municipal.
As melhorias fazem parte da vida de famílias como a de Luciene Alves dos Tupinambás, 49 anos. Moradora do bairro Alto da Cruz, a dona-de-casa fala emocionada sobre as transformações do local. Depois da construção desta praça meus filhos ganharam um novo espaço de lazer. Morar no bairro ficou melhor e mais seguro, conta.
A opinião é a mesma para Elicelma dos Santos, que contabiliza os lucros do bar, após a obra na praça Alto da Cruz. A nova estrutura aumentou o número de clientes, além do espaço e ventilação dos boxes. Agora, todo domingo tem voz e violão. É grande a quantidade de visitantes de outras cidades que vêm para cá e se admiram com a estrutura, brinca a comerciante.
No bairro Gleba A, onde foi construída a praça da Noite, os moradores também comemoram as mudanças. Mãe de dois filhos, de 11 e 6 anos, Marília Vieira fala satisfeita das melhorias. A escuridão da praça deu lugar para a alegria de crianças, adolescentes e moradores, que ficam por aqui até depois das 22h., declara a dona-de-casa, lembrando da valorização imobiliária do bairro após a obra.
OBRAS
Na atual gestão foram construídas ainda as praças da Arlindo da Farmácia, no bairro Gleba C, da Noite e do Canal (Gleba A), Phoc 2 e praça dos 46.
Também ganharam novos equipamentos com a reconstrução total, as praças Desembargador Montenegro (Centro), Abrantes, do Povo (Inocoop), Hildete Reis (Gleba B), do Reggae, Eulina e do Rosário (na Bomba).
A lista, lembra o prefeito Caetano, continua com as praças da Associação da Gleba C, da Bandeira, da Caixa DÁgua,em Camaçari de Dentro, e da Caixa DÁgua do 2 de Julho, do Bob (Gleba A) , 2 de Julho, do CSTU (Gravatá), Papa Mel (Nova Vitória) e Praça da Estação (Parafuso).
Também foram contemplados com a reforma os bairros Gleba E, Gleba C, Lama Preta, Piaçaveira, Novo Horizonte, Parque Satélite/Florestal, Alto do Triângulo, Phoc 1 (próximo ao CAIC), Phoc 3, Gleba A, Verde Horizonte, Radial C (próximo ao Tiro de Guerra).
As localidades de Machadinho, Cajazeiras de Abrantes, Areias, Parafuso, Arembepe, Barra do Pojuca, Jacuípe, Jauá e Monte Gordo também foram beneficiadas com novos espaços de lazer.
Nos próximos meses, serão inauguradas as praças Canudos e Gandú, no Nova Vitória, mais a praça Pajuçara, bairro Verde Horizonte.