Município estimula cooperativas

Iwwa Agência
Publicado 31/07/2012 05:07:36

A Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), tem desenvolvido o compromisso sócio-ambiental de incentivo a criação de cooperativas de reciclagem e reaproveitamento do Município.  

Atualmente, a administração municipal auxilia duas cooperativas, no que diz respeito à assessoria jurídica no processo de regularização de documentação junto aos órgãos competentes para a reativação da cooperativa Renascer e Reciclar, instalada na sede de Camaçari e a criação da Cooperlin (Cooperativa de Materiais Recicláveis do Litoral Norte), a ser implantada na orla.

A Cooperlin, que já realiza trabalhos de catação e separação de material reciclável, conta com 20 cooperados devidamente treinados pela Limpec, que garantiu também o fardamento completo e equipamentos de proteção individual.

De acordo com a diretora-presidente da Limpec, Lezineide Andrade, a empresa mantém ainda um convênio de cooperação técnica com a Coopmarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari e Prestação de Serviços), que atua em conjunto com Programa Municipal de Coleta Seletiva.

Através da parceria, a Coopmarc recebe e seleciona, com o apoio dos profissionais da Limpec, todo o material depositado nos pontos fixos e coletados pelos caminhões especiais. Após o processo de triagem, o refugo é levado para o aterro sanitário. A empresa contribui ainda para a elaboração de projetos da cooperativa.

As ações desenvolvidas em Camaçari têm a intenção de contribuir para a inclusão social e o estímulo da participação de catadores nas cooperativas, além de colaborar para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Os incentivos à formação e fortalecimento das cooperativas de reciclagem atendem ao Decreto Federal nº 7.404, que regulamenta a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

 

Foto: Arquivo

Limpec mantém convênio com a Coopmarc -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.