Município entrega 2.168 moradias

Iwwa Agência
Publicado 23/12/2013 04:12:10

Dois trechos do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari inaugurados, 2.168 moradias entregues e mais três contratos assegurados com o governo federal para melhorar a mobilidade urbana da cidade e proporcionar mais qualidade de vida para a população. 

Estas foram apenas algumas das ações realizadas pela Sehab (Secretaria da Habitação) em 2013 que garantem a pasta fechar o ano com saldo mais do que positivo.

Comandada pelo secretário João Bosco Quirelli, a Sehab entregou esse ano dois trechos do Programa de Urbanização do Rio Camaçari que vão da ponte da rua do Telégrafo, incluindo a praça da Simpatia, até a ponte da avenida 28 de setembro, passando pelas avenidas Tupinambás e Manoel Mercês.

As pontes da 3ª Travessa Maria Meire e da avenida 28 de Setembro também foram totalmente reconstruídas e inauguradas, assim como a ponte da avenida Manoel Mercês passou por readequação.

Ainda relacionado ao programa do Rio Camaçari, mais dois trechos foram iniciados e devem ser os próximos entregues à população. Eles vão da rua Belmonte, no bairro Phoc II, até a rua Canavieiras, no Burissatuba e da ponte que liga os bairros Phoc 3 e Burissatuba até o Recanto das Árvores.

As ações no Morro da Manteiga que também integram um trecho do programa de urbanização seguiram em ritmo acelerado esse ano e estão com 57% das intervenções concluídas. A construção do novo acesso a Via Parafuso (BA 535) pelo Morro da Manteiga inicia em janeiro.

Os aspectos sociais também integram as ações do programa do Rio Camaçari. Este ano, 1.156 famílias que residiam na beira do rio ou em áreas de proteção foram reassentadas em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida e 39 proprietários de imóveis comerciais foram indenizados.

Os projetos assegurados pela Sehab são para a execução da 2ª etapa do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, que inclui mais sete rios do Município, para a reconstrução de cinco pontes e para requalificar as principais vias da cidade. O contrato do projeto da mobilidade foi assinado no último dia 18 de dezembro e os outros dois devem ser assinados no primeiro trimestre de 2014.

Estão previstos ainda para 2014 o avançar das obras dos trechos do bairro Nova Vitória e no Centro, mais especificamente atrás da Bamuca, assim como o início de obras em mais quatro trechos. “Este foi um ano muito positivo. A população começou a entender a importância do programa para a cidade e isso tem colaborado muito”, informou o secretário João Bosco Quirelli.

HABITAÇÕES

A Sehab vai iniciar 2014 realizando o sonho da casa própria de1.500 famílias cadastradas na demanda espontânea de habitação do Município. Em janeiro, serão entregues as unidades habitacionais do empreendimento Caminho do Mar, localizado na estrada da Cetrel, que possui 1.500 unidades.

Também está previsto para o primeiro trimestre de 2014 a entrega do empreendimento Parque das Algarobas, localizado no bairro Santa Maria e que dispõe de 1.488 imóveis, todos destinados para a demanda espontânea, assim como a entrega do Praia de Mutá, imóvel construído no bairro Industrial Urbano com 500 apartamentos destinados ao reassentamento de famílias retiradas de áreas de risco ou de proteção ambiental, através do programa de urbanização do rio Camaçari.

As obras de outros quatro empreendimentos seguirão em ritmo acelerado em 2014, para que os mesmo sejam entregues até dezembro. No total, são 5.308 unidades habitacionais em construção. Além desses, a Prefeitura já assegurou mais 1.029 imóveis destinados ao reassentamento das famílias que moram nas áreas de risco ou de proteção ambiental, nos trechos da obra de urbanização do rio Camaçari.

A Sehab negocia ainda com o Ministério das Cidades para garantir para o Município o programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, cujos empreendimentos são destinados a sindicatos e categorias.

Em 2013, a Sehab entregou 868 unidades habitacionais, sendo 412 do Morada dos Canários e 456 unidades do Morada dos Cardeais, ambos localizados no bairro Jardim Limoeiro. Em parceria com o governo estadual, foram entregues 144 imóveis no Loteamento Parque Nova Esperança, no bairro Verdes Horizontes.

De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a Prefeitura continua as negociações para assegurar mais 10 mil habitações para o Município. “Estamos com dois empreendimentos praticamente assegurados, um na localidade de Monte Gordo e outro em Parafuso que, juntos representam 2.700 novas moradias”. 

Slideshow | 5 fotos

Município entrega 2.168 moradias

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.