Município é o que mais oferece vagas

Iwwa Agência
Publicado 31/01/2014 03:01:57

Durante cerimônia de certificação de 40 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na manhã desta sexta-feira (31/01), o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, declarou que Camaçari, proporcionalmente ao número de habitantes, é o Município que mais oferece vagas para cursos do Pronatec na Bahia. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, em Parafuso.

Ainda segundo o titular da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), pasta que gerencia a oferta dos cursos, o apoio e a sensibilidade das comunidades contempladas pela iniciativa é fundamental para a concretização do trabalho, uma vez que eles cedem os espaços físicos para a realização das aulas.

Na ocasião, foram entregues os certificados para os alunos dos cursos de porteiro e vigia e jardineiro, oferecidos por meio da parceria com o Senac (Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial).

Concluinte da capacitação de porteiro e vigia, a comerciante Eniele Poncell, de 33 anos, fez questão de relatar a experiência de aprendizagem ao longo do curso, que segundo ela “ajudou muitas pessoas a voltarem à sala de aula e aprender coisas novas”, destacou.

Uma das primeiras a receber o certificado das mãos do secretário Fabio Pereira, a aluna Elitana Monalisa dos Santos, de 20 anos, ficou orgulhosa por mais esta etapa concluída na vida. Grávida de cinco meses, ela espera conseguir um emprego e aproveitar as oportunidades que aparecerem.

Esperançoso, Antonio Cardoso, de 36 anos, espera que o certificado de conclusão do curso de qualificação profissional abra as portas do mercado de trabalho. Para ele, “o curso serviu também para despertar talentos escondidos nos alunos e conhecer novas pessoas”.      

De acordo com a gerente do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Camaçari, unidade ofertante dos cursos de Parafuso, Delma Santana, os alunos que não puderam comparecer à cerimônia podem retirar os certificados no Núcleo de Educação Profissional do Senac, situado na rua Duque de Caxias, nº 105, no 1º andar, Centro. O atendimento é realizado das 8h às 17h.  

CURSOS

Com 200 horas, os cursos de porteiro e vigia e jardineiro tiveram disciplinas comuns de gestão profissional, matemática básica, relações socioprofissionais e ambientais e noções de segurança no trabalho, além de matérias específicas a cada curso, como técnicas do trabalho de porteiro e vigia e técnicas de serviços de jardinagem, entre outras disciplinas.

O curso de porteiro e vigia foi realizado entre 16 de outubro a 23 de janeiro, enquanto o de jardineiro aconteceu no período de 16 de outubro a 20 de dezembro, ambos na Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana.  

Foto: Marcos Paulo

Cerimônia de certificação do Pronatec em Parafuso -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.