Município é o 5º na formalização do EI

Iwwa Agência
Publicado 14/12/2010 04:12:48

O crescimento industrial da Bahia, nos meses de setembro e outubro deste ano, chegou a 5,4%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O aumento se deve, sobretudo, a produção do complexo automobilístico Ford Nordeste e mais 90 empresas do Pólo Industrial de Camaçari. 

O Município, que desde 2005 se tornou uma alternativa viável para instalações de indústrias e empresas, a exemplo da Linde Gases, Energética Muricy, Bridgestone Firestone, Continental, Peroxy Bahia, e recentemente,  o Centro de Distribuição das Casas Bahia, se destaca também na área comercial e no setor de serviços, que nos últimos cinco cresceram 64,4 % e 93,6%, respectivamente.

A política de atração de investimentos de Camaçari é apenas um dos viés da economia do Município. A administração municipal tem uma preocupação também com o pequeno empreendedor e com os empreendedores não formalizados.

Desde maio deste ano, a administração municipal executa o programa do governo federal Empreendedor Individual, que visa tirar o pequeno empresário do mercado informal.

Com isso, de acordo com a Agência Sebrae, em novembro deste ano Camaçari se tornou o 5º município do Estado em formalizações de empreendedores. Este ano foram 1.840 pessoas que saíram do mercado informal. Em se tratando da Região Metropolitana, o Município atingiu a 3ª posição, atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas.

ESTANDE

Em novembro, o Sebrae e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec) montaram um estande na praça Abrantes para orientar os novos empreendedores. Neste período foram feitos 756 atendimentos, uma média de 37 por dia.

Através de palestras, uma equipe técnica do Sebrae esclareceu dúvidas dos novos empreendedores. Segundo Jairo Almeida, gestor do Sebrae em Camaçari, durante o período em que o estande ficou montado no Município foram realizadas 426 de formalizações, uma média de 21 por dia, o que representa um crescimento de 100,94% em relação ao mês de outubro.

Dentre os benefícios para os novos empreendedores formalizados estão a imediata aquisição do CNPJ e do registro na Junta Comercial, orientações quanto ao controle de receitas do negócio e garantia dos direitos previdenciários previstos em lei.

Foto: Carol Garcia

O posto de atendimento do EI funciona no Sebrae -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.