Camaçari é o primeiro Município da Bahia a aderir o Sisaud/SUS (Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde).
Os auditores do Ministério da Saúde, Fernando Menezes Neto e Maria Aparecida Benetti estão realizando um treinamento com os auditores da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) para a implantação do programa.
A capacitação acontece na Central de Regulação do SUS, nos turnos matutino e vespertino, abordando a operacionalização do sistema, com discussões sobre a nova forma de fazer auditoria. Com a adoção do Sisaud/SUS, Camaçari torna seus sistema de auditoria ainda mais eficaz e passa a ser integrado a rede nacional.
Idealizado para facilitar o acompanhamento das investigações, assim como a identificação de toda força de trabalho disponível no SNA (Sistema Nacional de Auditoria), o Sisau/SUS é uma ferramenta informatizada voltada para a integração das atividades relacionadas com o Sistema Único de Saúde.
Segundo Fernando Menezes, a implantação do programa oferece muitas vantagens para os beneficiários do SUS, a exemplo de agilidade, rapidez e democratização da informação, onde a população pode ter acesso e cobrar os resultados através do site www.sna.saude.gov.br, no link consulta auditorias, ou pelo telefone (61) 3306-7200.
A coordenadora da auditoria do SUS da Sesau, Marjorie Travassos, informou que o sistema estará disponível em Camaçari no início de setembro e vai servir para que as pessoas tenham conhecimento da situação das clínicas que foram auditadas, dos resultados das denúncias, e das penalidades.
Segundo ela, a auditoria está inserida no programa de governo baseada na transparência dos recursos públicos e é um instrumento de controle da gestão que se propõe a dar um atendimento de qualidade a população, educando, ensinando e se necessário punindo.

Técnicos da Sesau começam a operar o Sisaud em setembro -