Município é modelo de gestão do Siga-Saúde

Iwwa Agência
Publicado 09/01/2009 12:01:23

O representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Hubert SelvaNathan, se mostrou interessado em firmar uma parceria com Camaçari e declarou que a esperança é de que o programa Siga-Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde) não beneficie apenas os municípios brasileiros, mas outros países também.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Efigênia Cardoso, a expectativa é de que o acordo seja firmado a médio prazo, mas ainda durante a atual gestão. Para ela, só o fato de pensar que a informação é uma ferramenta importante para a tomada de decisão em saúde é um avanço muito importante, já que essa cultura é muito incipiente no Brasil.

Diante disso, a parceria com a fundação poderia se dar através de treinamentos e, principalmente, no processo de unificação das melhorias de cada município no software do Siga-Saúde, já que se trata de um programa aberto, ou seja, que pode sofrer alterações de acordo com as necessidades de cada local.

Hubert SelvaNathan esteve em Camaçari, juntamente com o analista de negócios da Zilics, empresa contratada pelo Município para implantar o módulo de regulação, Rodrigo Danza. Eles foram recepcionados no gabinete pela vice-prefeita Tereza Giffoni, a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, e o secretário de Governo, Antonio do Contran.

Durante a reunião, na manhã desta sexta-feira (09/01), na Prefeitura, a secretária apresentou como o programa Siga-Saúde funciona no Município. Em seguida, foram esclarecidas as dúvidas e discutidas as possibilidades de parceria.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), para implantar o sistema foi necessário a informatização das unidades e a implantação da Rede Metropolitana da Sesau, que integra todas as unidades em rede, o que representou investimento na ordem de R$ 3 milhões.

Com isso, Camaçari conseguiu centralizar as informações, descentralizar o agendamento de procedimentos de média e alta complexidade, regular as consultas e procedimentos pactuados por outros municípios, assim como ter controle e melhor utilização dos recursos.

Após o encontro, o grupo seguiu para a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro e a unidade de saúde de Arembepe, na orla de Camaçari. Os visitantes permaneceram no Município até às 13h.

ELOGIOS
Segundo Hubert SelvaNathan, pelo que já se pode conhecer do programa, o Siga-Saúde esta entre os melhores do mundo. Ele observou ainda que os demais países não têm um sistema integrado de saúde como o Brasil tem. “O país poderia ajudar o mundo com esse modelo de saúde”.

A Fundação Bill & Melinda Gates pesquisou 40 países e visitou a África, Ásia e Brasil. Ainda de acordo com Hubert SelvaNathan, a fundação, que historicamente investe em saúde e combate à pobreza, já destinou muitos recursos para vacinas, mas agora está voltada para o sistema integrado e o objetivo é de que se forme uma comunidade mundial para investir em um programa como o apresentado pelo Município.

Na avaliação da vice-prefeita, Tereza Giffoni, a reunião foi proveitosa, principalmente porque possibilita uma parceria que vai ajudar muito o sistema de saúde do Município. “Ficamos muito animados com a possibilidade de investimentos na saúde, o que vai permitir oferecer uma qualidade ainda maior no atendimento dispensado aos moradores da cidade e municípios pactuados”.

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us