Município é modelo de gestão do Siga-Saúde

ASCOM BOT
Publicado 09/01/2009 12:01:23

O representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Hubert SelvaNathan, se mostrou interessado em firmar uma parceria com Camaçari e declarou que a esperança é de que o programa Siga-Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde) não beneficie apenas os municípios brasileiros, mas outros países também.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Efigênia Cardoso, a expectativa é de que o acordo seja firmado a médio prazo, mas ainda durante a atual gestão. Para ela, só o fato de pensar que a informação é uma ferramenta importante para a tomada de decisão em saúde é um avanço muito importante, já que essa cultura é muito incipiente no Brasil.

Diante disso, a parceria com a fundação poderia se dar através de treinamentos e, principalmente, no processo de unificação das melhorias de cada município no software do Siga-Saúde, já que se trata de um programa aberto, ou seja, que pode sofrer alterações de acordo com as necessidades de cada local.

Hubert SelvaNathan esteve em Camaçari, juntamente com o analista de negócios da Zilics, empresa contratada pelo Município para implantar o módulo de regulação, Rodrigo Danza. Eles foram recepcionados no gabinete pela vice-prefeita Tereza Giffoni, a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, e o secretário de Governo, Antonio do Contran.

Durante a reunião, na manhã desta sexta-feira (09/01), na Prefeitura, a secretária apresentou como o programa Siga-Saúde funciona no Município. Em seguida, foram esclarecidas as dúvidas e discutidas as possibilidades de parceria.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), para implantar o sistema foi necessário a informatização das unidades e a implantação da Rede Metropolitana da Sesau, que integra todas as unidades em rede, o que representou investimento na ordem de R$ 3 milhões.

Com isso, Camaçari conseguiu centralizar as informações, descentralizar o agendamento de procedimentos de média e alta complexidade, regular as consultas e procedimentos pactuados por outros municípios, assim como ter controle e melhor utilização dos recursos.

Após o encontro, o grupo seguiu para a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro e a unidade de saúde de Arembepe, na orla de Camaçari. Os visitantes permaneceram no Município até às 13h.

ELOGIOS
Segundo Hubert SelvaNathan, pelo que já se pode conhecer do programa, o Siga-Saúde esta entre os melhores do mundo. Ele observou ainda que os demais países não têm um sistema integrado de saúde como o Brasil tem. “O país poderia ajudar o mundo com esse modelo de saúde”.

A Fundação Bill & Melinda Gates pesquisou 40 países e visitou a África, Ásia e Brasil. Ainda de acordo com Hubert SelvaNathan, a fundação, que historicamente investe em saúde e combate à pobreza, já destinou muitos recursos para vacinas, mas agora está voltada para o sistema integrado e o objetivo é de que se forme uma comunidade mundial para investir em um programa como o apresentado pelo Município.

Na avaliação da vice-prefeita, Tereza Giffoni, a reunião foi proveitosa, principalmente porque possibilita uma parceria que vai ajudar muito o sistema de saúde do Município. “Ficamos muito animados com a possibilidade de investimentos na saúde, o que vai permitir oferecer uma qualidade ainda maior no atendimento dispensado aos moradores da cidade e municípios pactuados”.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.