Camaçari tem uma importantíssima participação no mercado de derivados de borracha na Bahia e no Brasil, produzindo uma média de 22 mil pneus por dia. A Continental, implantada em 2006, e a Bridgestone Firestone, em 2007, produzem, respectivamente, 14 mil e 8 mil unidades diariamente.
Além das duas empresas de Camaçari, só existem fábricas de pneus na Bahia em Feira de Santana, sendo que uma delas produz apenas pneus para máquinas de empilhadeira.
Maior produtora mundial, a Bridgestone Firestone atingiu, este mês, a marca dos 3 milhões de pneus produzidos na planta de Camaçari. A expectativa da fábrica é atender, a médio e longo prazo, a demanda de mercados no Brasil, América Latina e Estados Unidos para pneus de caminhonete e passeio.
Hoje com produção de 14 mil unidades por dia, sendo 13 mil para carros de passeio e mil para caminhões, a Continental pretende atingir a meta de 16 milhões de pneus/ano com a fábrica de Camaçari.
Dentre os recordes apresentados pela planta da empresa no Município estão a implantação, em março de 2007, do General ST 250, o primeiro pneu de carga Continental produzido no país mais a certificação de qualidade recebida de um órgão internacional para fábricas de produtos automotivos.
IMPLANTAÇÃO
A Bridgestone Firestone instalou a fábrica em Camaçari no dia 2 de fevereiro de 2007, gerou 1.800 empregos diretos e indiretos e investiu US$ 220 milhões para construção e início da produção. A planta está situada na no km 11 da BA 535, conhecida como via Parafuso, e ocupa área de 1 milhão de metros quadrados.
Inaugurada em abril de 2006, a Continental investiu US$ 260 milhões e emprega mil trabalhadores, além dos 3 mil empregos indiretos que gerou na abertura da fábrica. Localizada na estrada da Cetrel, a planta é uma das mais modernas do grupo.

Bridgestone atinge a marca de 3 milhões em um ano -