Esta semana, Camaçari foi beneficiado com a liberação do repasse do Ministério da Saúde na ordem de cerca de R$ 14 milhões. O recurso será investido para aprimorar e melhorar ainda mais a estrutura da rede de urgência.
O repasse foi garantido pela Portaria 1.723, publicada no Diário Oficial da União, na última na quarta-feira (15/08). Ao todo, 43 cidades baianas foram contempladas com os recursos federais.
O investimento integra a primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências da Bahia, que tem por objetivo aprimorar a estrutura da rede de urgência nos estados e municípios. O valor do repasse será dividido em 12 parcelas mensais.
De acordo com o diretor de Planejamento da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), Paulo Macedo, boa parte da verba liberada para o Município será destinada para ampliação dos leitos da UTI de adulto do HGC (Hospital Geral de Camaçari).
O repasse ainda servirá para habilitação e qualificação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Gravatá, que está em construção e de Arembepe, que será construída em breve.
A verba também será utilizada para ampliação e qualificação do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e servirá ainda para a implantação do programa de Atenção Domiciliar no Município, além da maternidade, que será construída ao lado do HGC.

Unidades de saúde beneficiadas com recursos federais -