A Bahia teve 61 projetos selecionados para concorrer ao Prêmio Culturas Populares 2009 – Mestre Dona Izabel, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Destes projetos, 18 são de Camaçari. O resultado sai, no máximo, na segunda-feira (14/12).
A Secretaria da Cultura (Secult) de Camaçari, através do Núcleo de Elaboração de Projetos, inscreveu os mestres e grupos tradicionais do Município e os orientou na elaboração dos projetos. Para o secretário da Secult, Vital Vasconcelos, a habilitação dos projetos referenda o trabalho dos artistas e o suporte dado pela secretaria.
Os grupos aprovados foram Cultural Santo Antônio de Parafuso, Samba de Caboclo de Parafuso, Espermacete – Do Terno de Reis ao Samba de Roda, Folclórico Terno de Reis de Cachoeirinha, Samba de Coco Meninas de Arembepe, Samba de Roda Raízes de Abrantes “Boi Bonito”, Fanfarra Estudantil de Parafuso, Boi Janeiro de Parafuso, Chegança Feminina de Arembepe, Samba Raízes do Passado de Monte Gordo.
Os mestres selecionados foram Albertino de Souza Filho, Anataildes Pereira Bonfim, Breno Alves da Silva, Elizabete de Souza, Faustina Pinheiro de Santa Rita, Jonas da Conceição, Mestre Careca, Valdemiro Nascimento de Souza e Robson de Almeida Souza.
A seleção foi realizada por uma comissão composta por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares.
Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil em premiação, totalizando um investimento de mais de R$1,9 milhão em projetos culturais, que serão distribuídos entre as categorias Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, Grupos e Comunidades Tradicionais.
SUPORTE
O Núcleo de Programas e Projetos Culturais da Secult, em parceria com o MinC, organizou, este ano na Cidade do Saber, oficinas para capacitar os artistas locais na elaboração e viabilização de projetos.
Outros trabalhos também foram auxiliados pela Secult, como o kit modernização de bibliotecas públicas, que contemplou a Biblioteca Jorge Amado e o Prêmio Ponto de Leitura, que equipou a Biblioteca Ler é Preciso, de Vila de Abrantes.