Município discute Centro de Referência do povo cigano

Iwwa Agência
Publicado 27/10/2008 07:10:58

Lideranças das comunidades ciganas debatem nesta quarta-feira (29/10), às 8h, no auditório do gabinete do prefeito, proposta para criação de um núcleo, em Camaçari, do Centro de Referência dos Direitos do Povo Cigano, que funciona em Brasília.

A intenção é reduzir as discriminações culturais, sociais e políticas sofridas pela comunidade, que conta hoje com aproximadamente 800 integrantes. O Centro de Referência conta com uma equipe de advogados, psicólogos, antropólogos e sociólogos que trabalham com o resgate da cultura cigana.

De acordo com Dom Edson Bispo, responsável pela Pastoral dos Nômades, as medidas contribuem para valorizar e fortalecer o povo. “A criação do núcleo possibilita que a população tenha conhecimento a respeito da cultura e das tradições ciganas, sendo um importante instrumento de combate ao preconceito” afirma.

O Centro de Referência possibilita também que os ciganos tenham conhecimentos sobre projetos dos governos federal, estadual e municipal. Dom Edson explica que a falta de documentos impede que muitas famílias sejam atendidas em programas sociais, como o Bolsa Família.

A Defensoria Pública, Prefeitura, o diretor nacional do Centro de Referência, Padre Ualisse, o responsável pela pastoral dos Nômades, Dom Edson Bispo, e a comunidade cigana participam do encontro. O evento é uma realização da Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação de Reparação Racial.

DIA NACIONAL
Em 2006, o governo federal decretou o 24 de maio como o Dia Nacional dos Ciganos. A data foi escolhida por ser um dia dedicado a santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos.

Para Dom Edson, a medida cuida de mais uma minoria social, sendo uma vitória para o povo que habita o país desde 1560. Estima-se que o Brasil tenha, hoje, 800 mil ciganos.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.