Município debate capoeira e resgate da cultura negra

Iwwa Agência
Publicado 02/10/2009 03:10:32

A Associação Brasileira dos Professores de Capoeira realiza na próxima quinta-feira (08/10), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, o 1º Seminário Capoeira Total.

A programação do encontro, que acontece das 17h às 19h, conta com mostra de vídeos e palestra do professor Hélio Campos, o mestre Xaréu, que na oportunidade, lança o livro, Capoeira Regional: A Escola de Mestre Bimba.

Com mais de 40 anos de capoeira, o mestre Xaréu, discípulo do mestre Bimba, é também Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor titular da Universidade Católica da Bahia e professor Associado da UFBA.

De acordo com campos, a capoeira é uma manifestação cultural inserida em mais de 150 paises. “A capoeira tem uma importância singular, é o resgate da identidade do povo negro”, salientou.

Segundo um dos organizadores do Seminário, o professor Ildefonso Filho, mestre Afonsinho, Camaçari foi escolhido para sediar o evento, devido ao grande número de pessoas que praticam capoeira no Município, e pela excelente infraestrutura da Cidade do Saber.

Participam também do Seminário alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), do Centro Educacional Miguel Alves (Cema), do Instituto Federal da Bahia (Ifba), além de representantes da Secretaria da Educação (Seduc), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

Foto: Carol Garcia

Camaçari é um dos municípos que mais estimulam o esporte -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.