A Associação Brasileira dos Professores de Capoeira realiza na próxima quinta-feira (08/10), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, o 1º Seminário Capoeira Total.
A programação do encontro, que acontece das 17h às 19h, conta com mostra de vídeos e palestra do professor Hélio Campos, o mestre Xaréu, que na oportunidade, lança o livro, Capoeira Regional: A Escola de Mestre Bimba.
Com mais de 40 anos de capoeira, o mestre Xaréu, discípulo do mestre Bimba, é também Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor titular da Universidade Católica da Bahia e professor Associado da UFBA.
De acordo com campos, a capoeira é uma manifestação cultural inserida em mais de 150 paises. A capoeira tem uma importância singular, é o resgate da identidade do povo negro, salientou.
Segundo um dos organizadores do Seminário, o professor Ildefonso Filho, mestre Afonsinho, Camaçari foi escolhido para sediar o evento, devido ao grande número de pessoas que praticam capoeira no Município, e pela excelente infraestrutura da Cidade do Saber.
Participam também do Seminário alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), do Centro Educacional Miguel Alves (Cema), do Instituto Federal da Bahia (Ifba), além de representantes da Secretaria da Educação (Seduc), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

Camaçari é um dos municípos que mais estimulam o esporte -