Município cria sistema de avaliação do ensino

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2009 01:05:17

Para tornar o processo de avaliação do ensino público no Município cada vez mais eficaz, a Prefeitura de Camaçari realiza, em julho, a segunda etapa do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siaque).

Implantado em 2008 de forma inédita na Bahia, o Siaque reforça a qualidade do ensino e o compromisso da administração, professores e alunos com a educação.

Estudantes do ensino fundamental 1 e 2, de 68 escolas da rede municipal, fazem as provas de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática.

São 50 questões elaboradas por profissionais da área. O gabarito é divulgado em toda rede e, posteriormente, no site da Educação.

O coordenador do Siaque, Fernando Eliel Lima, explica que as provas fazem parte do calendário escolar, sendo obrigatórias as presenças dos estudantes. “O projeto tem boa aceitação entre os alunos. O comparecimento é satisfatório”, diz.

O Siaque ainda prevê mais duas avaliações previstas para outubro e novembro. A intenção é avaliar, identificar os problemas e carências das escolas e fornecer os índices para mensurar o sistema educacional. O resultado vai oferecer um diagnóstico do ensino e, a partir daí, indicar as ações que devem ser feitas.

A educação da rede municipal de Camaçari já vem passando por importantes intervenções. Hoje, os alunos contam com aulas de Informática, História da África e Robótica, implantada em 100% dos centros educacionais.

O programa de reestruturação inclui ainda capacitação e distribuição de computadores para professores que estejam em sala de aula. Ao todo, 1.200 docentes são beneficiados com a iniciativa.

PRIMEIRA ETAPA
Mais de 15 mil alunos realizaram, no último sábado (16/05), a primeira avaliação, que serve como treinamento. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em junho.

O Siaque, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), confirma o compromisso da administração municipal em investir na educação, proporcionando um sistema ensino público e gratuito de qualidade.

O projeto ainda serve de apoio para a Prova Brasil, realizada em outubro. O exame nacional tem o objetivo avaliar todas as turmas da 4ª (5° ano) e 8ª séries (9° ano) do ensino fundamental. A Prova Brasil é uma realização do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Slideshow | 3 fotos

Município cria sistema de avaliação do ensino

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us