Município cria sistema de avaliação do ensino

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2009 01:05:17

Para tornar o processo de avaliação do ensino público no Município cada vez mais eficaz, a Prefeitura de Camaçari realiza, em julho, a segunda etapa do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siaque).

Implantado em 2008 de forma inédita na Bahia, o Siaque reforça a qualidade do ensino e o compromisso da administração, professores e alunos com a educação.

Estudantes do ensino fundamental 1 e 2, de 68 escolas da rede municipal, fazem as provas de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática.

São 50 questões elaboradas por profissionais da área. O gabarito é divulgado em toda rede e, posteriormente, no site da Educação.

O coordenador do Siaque, Fernando Eliel Lima, explica que as provas fazem parte do calendário escolar, sendo obrigatórias as presenças dos estudantes. “O projeto tem boa aceitação entre os alunos. O comparecimento é satisfatório”, diz.

O Siaque ainda prevê mais duas avaliações previstas para outubro e novembro. A intenção é avaliar, identificar os problemas e carências das escolas e fornecer os índices para mensurar o sistema educacional. O resultado vai oferecer um diagnóstico do ensino e, a partir daí, indicar as ações que devem ser feitas.

A educação da rede municipal de Camaçari já vem passando por importantes intervenções. Hoje, os alunos contam com aulas de Informática, História da África e Robótica, implantada em 100% dos centros educacionais.

O programa de reestruturação inclui ainda capacitação e distribuição de computadores para professores que estejam em sala de aula. Ao todo, 1.200 docentes são beneficiados com a iniciativa.

PRIMEIRA ETAPA
Mais de 15 mil alunos realizaram, no último sábado (16/05), a primeira avaliação, que serve como treinamento. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em junho.

O Siaque, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), confirma o compromisso da administração municipal em investir na educação, proporcionando um sistema ensino público e gratuito de qualidade.

O projeto ainda serve de apoio para a Prova Brasil, realizada em outubro. O exame nacional tem o objetivo avaliar todas as turmas da 4ª (5° ano) e 8ª séries (9° ano) do ensino fundamental. A Prova Brasil é uma realização do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Slideshow | 3 fotos

Município cria sistema de avaliação do ensino

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.