Município cria Coordenação de Promoção da Igualdade Racial

Iwwa Agência
Publicado 10/05/2008 01:05:49

Camaçari vai ganhar a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, ligada a Secretaria de Assistência Social (Seas). O projeto deve ser encaminhado nos próximos dias para a Câmara de Vereadores. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (09/05), durante o 1º Encontro de Negros e Negras de Camaçari. O evento é uma prévia da Conferencia Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade, previsto para novembro.

O Município é considerado um dos que mais investe em políticas públicas para a comunidade negra. Nos últimos três anos Camaçari desenvolveu importantes ações de inclusão social como a criação de políticas de atenção aos portadores de Anemia Falciforme, que conta com mais de 400 cadastrados, a implantação, a partir de junho, da disciplina história da cultura africana nas escolas municipais, programas de combate ao racismo institucional e de inclusão produtiva e segurança alimentar.

Camaçari ainda dá atenção especial à população de Cordoaria, reconhecida como comunidade quilombola desde 2005. A Prefeitura vem transformando a realidade dos moradores da região com obras de infra-estrutura, saúde e educação, a exemplo da reforma da escola Nossa Senhora de Santana, que possui museu para exposições de artesanato e utensílios ligados à cultura africana. De acordo com o secretário da Seas, Carlos Silveira, Cordoaria vai ganhar, em breve, a Casa da Família.

O Unegro (União de Negros pela Igualdade) fez questão de elogiar as ações implementadas na atual administração e lembrou que a luta contra a discriminação deve continuar. A entidade considera a união é fundamental para que sejam elaborados mais projetos de inserção do negro na comunidade.

Para o prefeito Luiz Caetano, o evento é uma forma de organizar e unificar as lutas. “Temos que aproveitar o encontro para consolidar a guerra contra a discriminação racial”.

Também marcaram presença no primeiro dia do encontro, o deputado estadual Bira Coroa (PT) e a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia (PT).

Foto:

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.