A “terra por todos querida, majestosa cidade baiana, de um povo com alma aguerrida”, como diz a letra do Hino de Camaçari, comemora, no próximo dia 28, 257 anos de fundação.
Em 1758, Camaçari foi fundada através do decreto do Marquês de Pombal que mudou o nome da Aldeia do Divino Espirito Santo para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo e expulsou os jesuítas que viviam na região.
Em Vila de Abrantes, uma semana antes ao dia 28 de setembro o distrito realiza o desfile cívico em comemoração ao aniversário do Município, por ser o local onde se originou a cidade. Esta é uma forma de voltar às origens e prestigiar o povo, a cultura e a memória de Camaçari.
O distrito de Camaçari só foi criado em 1920, ao ser desmembrado de Vila de Abrantes. A mudança da sede de Abrantes para Camaçari foi realizada pelo governador da época, Francisco Marques de Góes Calmon. Após cinco anos, passou a se chamar Vila Montenegro e em 1938 o decreto 10.724, de 30 de março, estabeleceu, finalmente, o nome do Município de Camaçari.

Camaçari comemora 257 anos de fundação -