Município comemora 251 anos de realizações

Iwwa Agência
Publicado 25/09/2009 04:09:54

Camaçari experimenta um novo ciclo de expansão social e econômica. Investimentos que funcionaram como divisor de águas no processo de construção da cidade e de melhoria da qualidade de vida da população, que hoje conta com novas escolas, estruturas de saúde, equipamentos públicos e programas de inclusão social.

Das 89 escolas do Município, 64 passaram reforma e ampliação e duas foram construídas, os Centros Educacionais Senhor dos Passos e Marquês de Abrantes.

Até o final deste ano, a população ganha o Centro Integrado de Educação Infantil, unidade Anísio Teixeira, e o Centro Educacional Anísio Teixeira. Ambas garantem total acessibilidade da pessoa com deficiência.

As escolas possuem refeitórios, laboratórios de informática, robótica e ferramentas educacionais com tecnologia de ponta. No intuito de ampliar a prática esportiva e incluir a comunidade no ambiente escolar, foram construídos 28 ginásios esportivos. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), mais seis devem ser entregues à população ainda este ano.

Outro avanço foi a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atualmente beneficia sete mil estudantes de 21 escolas da sede e 19 da orla, no período noturno. A previsão da Seduc é ampliar o atendimento para o diurno, em 2010.

O EJA foi instituído em Camaçari no início deste ano. O objetivo é reduzir de oito para quatro anos a conclusão do ensino fundamental, para pessoas acima de 15 anos. Também está previsto no Programa, formação continuada de professores. Cerca de 400 docentes e coordenadores da sede e orla são beneficiados.

SAÚDE
A estatística também comprova os avanços na saúde. Em quatro anos e meio, as estruturas passaram de 48, em 2005, para 69, em 2009, sendo 24 Unidades de Saúde da Família (USF), cinco Pronto-Atendimentos (PA), nove Unidades Básica de Saúde (UBS), uma Unidade de Saúde Escolar (USE), mais os centros especializados.

Em 2005, a cobertura atingia 23% da população. Hoje, o sistema público de saúde chega até 59% dos usuários. Somente as equipes das USF´s aumentaram de 21 para 30 equipes.

As instalações físicas das USF´s estão sendo substituídas por prédios próprios, com salas de observação, curativo, imunização, esterilização e de procedimentos, salas coleta para exames, farmácia, copa, sala de reunião, recepção, administração e sala de espera. Além das Unidades de Saúde da Família existentes, a Prefeitura pretende construir nas localidades de Cordoaria, Cachoeirinha, Nova Abrantes, Fonte da Caixa, Pé de Areias e Sucupió.

Ainda foram implantados os serviços especializados do Centro de Assistência Psiocssocial (Caps), Farmácia Popular, Centro de Especialidade em Saúde Mental (Cesme), Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES) e Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), mais a ampliação da área de abrangência do SAMU – 192 e melhoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

O programa de cirurgias beneficiou centenas de pessoas carentes. Através de parceria com o governo federal, entre janeiro e maio, a Prefeitura realizou 3.527 cirurgias eletivas e de emergência nas especialidades oftalmológicas, obstétricas, clínica geral, pediátrica e ortopédica.

INFRA-ESTRUTURA
A Prefeitura investiu mais de R$ 13 milhões na construção e reforma de 35 praças na sede e orla municipal.

As intervenções acabaram ainda com os desabrigados e inundações causadas pelas chuvas. No ano passado, a Prefeitura iniciou as obras de recuperação do Morro da Manteiga e a construção dos canais do Pau Sul, Gleba E (Algaroba), Gleba A (Manoela), Mangueiral, Phoc 3 e Sucupió. Sem falar na reurbanização da avenida Acajutiba, que facilitou o acesso e melhorou a qualidade de vida da população local.

INCLUSÃO SOCIAL
Em Camaçari, a política de incentivo a cultura e ao esporte foi ampliada com a construção da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, onde funcionam 33 cursos, com uma média de três mil atendimentos diários.

A Prefeitura também implantou programas como o espetáculo A Caminho da Ternura, Semaninha de Cultura de Monte Gordo, Fórum de Tradições Populares, Projeto samba Reggae nos Phoc´s, Semana do Folclore e da Cultura Popular, oficinas e seminários.

Além desses, funcionam em parcerias com o governo do Estado, iniciativas como o projeto de Intercâmbio Cultural Brasil Camaçari – Portugal e Oficina de Elaboração de Projetos.

Foto: Carol Garcia

Projeto de humanização garante novos espaços de lazer -

Mais Notícias

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us